Foram quase três quilômetros de cabos de cobre furtados que foram substituídos por cabos de alumínio
A Prefeitura tem trabalhado incansavelmente para deixar a cidade totalmente iluminada, porém tem enfrentado como um dos grandes obstáculos a ação de vândalos e criminosos que furtam os cabos de energia para comercialização no mercado clandestino. O alvo mais recente foi a Estrada dos Japoneses, no trecho que vai da BR 364 até o Aeroclube. Foram levados quase três quilômetros de cabos de cobre da rua que ficou totalmente as escuras.
Para evitar que a população fique sem o serviço e que novos fios sejam novamente roubados, a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur) realizou uma força tarefa e refez todo o serviço, trocando luminárias, braços, reatores, relés, repondo todas as necessidades, substituindo o cabo de cobre por alumínio, que não tem valor no mercado clandestino, principalmente nas bocas de fumo.
A operação aconteceu no último fim de semana e contou com a colaboração de oito equipes, com auxílio de um caminhão e três viaturas. “Os cabos furtados na ocasião eram de cobre, hoje a Emdur já não usa mais esses, apenas de alumínio, que não tem valor comercial nem para venda, nem para compra, no caso de receptação”, explicou Breno Mendes, presidente da Emdur.
Breno reforça que a Prefeitura tem conversado e buscado o apoio da Polícia Civil para dar fim ao problema. A estimativa é de que só na Estrada dos Japoneses tenha havido um prejuízo de aproximadamente R$ 30 mil reais. Ao longo do ano calcula-se em média 1 milhão de reais perdidos se forem somadas todas as áreas vítimas da criminalidade, como a Estrada dos Periquitos, Estrada de Ferro Madeira Mamoré e as avenidas Migrantes, Guaporé e Mamoré.
BALANÇO
Até o último dia 24, a Emdur tinha realizado a manutenção de 14.761 pontos em mais de 50 bairros, algum na sua totalidade como: Uirapuru, Caladinho, Mariana, São Francisco, Cidade do Lobo, Conceição, Cidade Jardim, Marcos Freire, Ulisses Guimarães, Ronaldo Aragão, Parque Amazonas, Ayrton Sena, Esperança da Comunidade, Teixeirão, Pantanal, Escola de Polícia, Agenor de Carvalho, Novo Horizonte e Jardim Santana.
Fonte: Emdur
Add Comment