A maioria dos abusos é cometido pela própria família
Representando o prefeito Hildon Chaves, o secretário Municipal de Assistência Social e Família, Claudi Rocha, participou do 1º Simpósio sobre Abuso Financeiro contra a Pessoa Idosa, ocorrido nesta terça-feira (24), no Rondon Pálace Hotel.
O evento foi realizado pela Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seas) e teve como objetivo levantar a discussão sobre a questão do abuso financeiro sofrido por pessoas idosas, na maioria das vezes no seio da própria família, e procurar formas de enfrentamento e combate a essa prática.
A programação do simpósio contou com quatro palestras: Panorama Nacional da Violência Financeira contra Pessoa Idosa, com Bianca L. A. Rodrigues (Economista, vice-presidente do Conselho Federal de Economia); Atenção Básica do Consumidor Idoso frente a Empréstimos e Consignados, com Rui Costa (Diretor do Procon); Não Caia no Golpe, com Márcio Belquior de Macedo (Delegado 8º DP) e Pessoa Idosa e seus Direitos Humanos, com Thiago Sitta (Psicólogo e coordenador estadual de Direitos Humanos).
Ao discursar, a presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa (Porto Velho), Vanusa Soares, alertou para o fato de que quase 100% das reclamações e queixas dos idosos que chegam ao conselho refere-se a abuso financeiro sofrido por pessoas da família. Vanusa Siares afirmou que já é hora de pensar na criação da Delegacia do Idoso.
O secretário Municipal de Assistência Social e Família, Claudi Rocha, em seu discurso colocou a estrutura da secretaria à disposição para ajudar na implementação de políticas públicas de proteção ao idoso.
Fonte: Semasf
Add Comment