Intuito é proporcionar o aperfeiçoamento aos pequenos empreendedores
Começou, na última segunda-feira (29), as oficinas do Programa de Capacitação para Empreendedores do Município de Porto Velho (Procem), promovido pela Prefeitura em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O foco é a qualificação e fortalecimento do empreendedorismo individual.
O evento segue até a próxima quarta-feira (31), no Centro de Formação dos Profissionais da Educação, anexo ao Teatro Banzeiros. Foram ofertadas, inicialmente, 135 vagas pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), sendo todas preenchidas.
“Nosso objetivo é capacitar. Esse é o primeiro Programa de Capacitação para Empreendedores do Município (Procem) da capital. Ele vem com o intuito de proporcionar o aperfeiçoamento profissional aos artesãos e pequenos empreendedores em geral, que dificilmente têm acesso a esses serviços de maneira gratuita”, explicou Lilian Leite, diretora de desenvolvimento socioeconômico da Semdestur.
Na prática, trata-se de um aperfeiçoamento técnico no contexto do empreendedorismo, para quem já tem a sua atividade e quer melhorar e expandir o seu negócio. A segunda edição do Procem será no dia 8 de setembro, sobre boas práticas em manipulação de alimentos, direcionada a quem trabalha com a venda de comida.
Artesã, Eliane Borges falou sobre a possibilidade de sair da informalidade
TEMAS
Responsável pela primeira oficina, Francineide Câmara, do Sebrae, explicou os benefícios de sair da informalidade para ser Micro Empreendedor Individual (MEI), dando todo o passo a passo. “Nesta terça-feira falaremos sobre como precificar o seu produto ou serviço. Já na quarta-feira será sobre marketing digital, que é a onda do momento”, completou.
PARTICIPANTES
A artesã Eliane Borges, que participa da capacitação, adorou a ideia de sair da informalidade para se tornar uma microempreendedora individual (MEI) e poder divulgar aquilo que é seu de fato e de direito.
“Tendo a sua empresa você vai poder com os contar os benefícios, como ter direito a sua aposentadoria e a vários benefícios que o governo propõe”, destacou.
Para o estudante do Colégio Padre Moretti, Jocileno Furtado, que participou junto com um grupo de colegas de aula, essa oficina chegou na hora certa. “Eu estou terminando meu ensino médio agora e pretendo fazer jornalismo. A gente não tem esse tipo de conhecimento e esse curso está nos abrindo as portas”, comentou.
FONTE: ASSESSORIA COMDECOM
Add Comment