Entre as ações estão mutirão de limpeza, desobstrução de bocas de lobo e ampliação da capacidade de escoamento dos principais canais da capital
A Prefeitura de Porto Velho iniciou, na quinta-feira (2), a execução do Programa de Melhoria da Infraestrutura Urbana, intitulado ‘Operação Cidade Limpa’, que prevê uma série de medidas em todo o município, foi um compromisso firmado pelo prefeito Léo Moraes e busca melhorar a infraestrutura da capital, com foco na prevenção de alagações.
O trabalho é uma ação conjunta da Secretaria Geral de Governo (SGG), Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran) e Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), e contempla mutirão de limpeza e recolhimento de lixos e entulhos, desobstrução de bocas de lobo, ampliação da capacidade de escoamento dos principais canais de drenagem e mutirão de limpeza de espaços públicos com participação de toda a sociedade.
Desde que foi eleito prefeito de Porto Velho, Léo Moraes vem enfatizando que o trabalho de prevenção de alagações será uma das prioridades nos primeiros dias de gestão.
“Somos sabedores que em Porto Velho a água entra na casa de muita gente, leva o patrimônio, a história das famílias e o dinheiro. Por isso meu compromisso é investir e trabalhar nisso diariamente. Sabemos que parte da drenagem demanda tempo, mas também sabemos que alargar os canais, fazer limpeza e manutenção é importante e por isso estamos iniciando esse trabalho de imediato”, reforçou o prefeito.
As ações da Operação Cidade Limpa serão realizadas durante todo o ano, porém intensificadas entre janeiro e abril. As equipes de trabalho permanecerão nos bairros entre 5 a 15 dias, dependendo do tamanho de cada localidade.
MUTIRÃO E RECOLHIMENTO
O serviço começou pelo bairro Lagoinha, na zona Leste da capital, e segue um cronograma que atenderá todas as regiões da cidade. As equipes realizaram atividades como raspagem de sarjetas, calçadas e canteiros, roço e capina da vegetação, varrição e recolhimento dos resíduos. O objetivo é reduzir o acúmulo de terra, melhorar a visibilidade para pedestres e motoristas e garantir maior segurança nos espaços públicos.
A Operação também inclui a identificação e o cadastramento de terrenos baldios. Esses terrenos passarão por limpeza e seus proprietários serão autuados em caso de abandono, com multas previstas para situações que comprometam a segurança e a saúde da população.
DESOBSTRUÇÃO
Outra frente de trabalho da Operação Cidade Limpa contempla a desobstrução de bocas de lobo, ação fundamental para evitar alagamentos. Neste caso, o trabalho das equipes é voltado para o cadastramento e o inventário dessas estruturas, limpeza e retificação de caixas, substituição de tubulações danificadas e instalação de tampas de concreto e gaiolas protetoras.
CANAIS DE DRENAGEM
O programa prevê ainda a limpeza mecanizada de canais e galerias para ampliar a capacidade de drenagem dos principais cursos d’água da cidade, medida que busca reduzir os riscos de inundações e melhorar o fluxo da água das chuvas, mais recorrentes neste período.
Os canais do Tancredo, Penal, Pantanal e Tanques e os igarapés Santa Bárbara, Grande e Bate Estacas estão entre os prioritários para a remoção de entulhos e a desobstrução do leito.
Add Comment