Coletiva de imprensa detalhou novo sistema de atendimento em postos de saúde da Capital, além de reafirmar compromisso de disponibilizar vacinas para a população
Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta quinta-feira (10), a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), vai modificar a partir da segunda-feira (14), o atendimento às pessoas com sintomas leves da Covid-19. Essas, passarão a ser atendidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), no período da tarde, após agendamento e encaminhamento feito pela central telefônica de atendimento (call center) da própria Semusa.
O número é 0800-647-5225 e os pacientes encaminhados serão atendidos de segunda a sexta-feira no período da tarde, das 13h às 18h, nas UBS e Unidades de Saúde da Família (USF). Ao todo, 16 postos entraram na força tarefa, exceto as USF Areal da Floresta, USF Santo Antônio e USF Vila Princesa, que seguirão a rotina normal de atendimento.
Para evitar contaminações, os pacientes rotineiros das UBS e USFs serão atendidos pela parte da manhã (das 07 às 12 horas). Os que têm agendamento à tarde, já estão sendo remarcados.
Questionada pelo Tudo Rondônia sobre as reclamações constantes da falta de testes para a Covid, o diretor do Departamento de Atenção Básica da Semusa, Igor Amorim, afirmou haverá testes para os suspeitos da doença. “Todas as unidades vão realizar testes, caso o médico ache necessário. Vamos dar toda a atenção necessária para nossos pacientes que estejam com esses sintomas”, falou ele.
Para ser atendido em alguma dessas unidades referenciadas, o paciente com quadro leve (sintomas gripais, dor de cabeça, perda de olfato e paladar, diarreia, ligeira febre) deve ligar no telefone 0800-647-5225 para que os profissionais do Call Center façam o agendamento numa unidade de saúde mais próxima do domicílio do paciente. O Call Center funciona todos os dias das 7h da manhã até 01h da madrugada.
Sem decreto e com vacina
Questionada se há possibilidade da Prefeitura editar algum decreto para endurecer as regras do fechamento do comércio em Porto Velho para o Natal e Ano Novo, a secretária municipal adjunta de Saúde, Marilene Penatti, disse que o Executivo municipal vai seguir o decreto estadual. “Vamos continuar seguindo tudo o que determina o Governo do Estado. Antes, havia uma divergência de regras e a população não sabia quais protocolos seguir. Então, resolvemos padronizar tudo, para não haver mais confusão. Mas nós acreditamos que a flexibilização anterior das regras, contribuiu com o aumento do número de casos”.
Marilene Penatti também comentou com os jornalistas a possibilidade da Prefeitura comprar de 60 mil a 80 mil doses da vacina feita pelo Instituto Butantan, a Coronavac, pois o Governo do Estado, por meio do secretário estadual da Saúde, Fernando Máximo, acredita que “é promessa de Papai Noel”. “Já estamos em negociação para a compra da vacina. O esquema do Governo Federal é ótimo e bem amplo, mas há uma corrida pela vacina e todos querem se proteger logo. Só não iremos fazer a compra se tiver algum impedimento jurídico. Mas se comprarmos, vamos dar prioridade na vacinação dos nossos profissionais da saúde e alguns grupos de risco da população”.
AUTOR/FONTE: Felipe Corona/Tudorondonia/Fotos: Felipe Corona
Add Comment