São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás já adotaram esse sistema de trabalho
Melhorar e humanizar os serviços de saúde nas unidades de Porto Velho, com menos burocracia, mais agilidade e qualidade no atendimento à população. Foi com esse propósito que na tarde desta terça-feira (17), o prefeito Hildon Chaves entregou aos vereadores, projeto de lei propondo parceria com Organizações Sociais no âmbito da gestão municipal.
“Nós fomos buscar a experiência de outros estados que já utilizam esse mecanismo de gestão, que são as organizações sociais na gestão das unidades de saúde. São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás – praticamente todas as capitais do Brasil- já adotam esse sistema e nós temos condições absolutas de aderir a esse sistema”, declarou o prefeito, que citou as Irmãs Marcelinas como exemplo.
Hildon Chaves e um grupo de vereadores formaram uma comissão que foi até Goiânia conhecer a operacionalização da saúde naquele estado, realizada em parceria com Organizações Sociais, considerada modelo para outras regiões do País. “Não estamos reinventando a roda, nós fomos buscar a experiência de outros estados que já utilizam esse mecanismo de gestão”, acrescentou.
Antes do projeto ser votado pela Câmara haverá audiências públicas nos bairros para que a população conheça o que está sendo proposto. O prefeito acredita que em seis meses será implantado um projeto-piloto. A ideia é começar por uma UPA ou Pronto Atendimento.
Vereadores que fizeram parte da comitiva que esteve em Goiânia, a exemplo de Alan Queiroz, Edwilson Negreiros e Jurandir Bengala enalteceram a atitude do prefeito em prol da população. “Esse é um mecanismo extraordinário e que pode mudar a história da nossa saúde em Porto Velho”, reafirmou Hildon Chaves.
Fonte: Comdecom
Add Comment