Nos posts com vídeo o prefeito de Porto Velho lidera o ranking e fica em segundo no crescimento do número de fãs
Levantamento inédito feito pela consultoria Medialogue, em parceria com a Reputation Guardian para a revista Exame.com, posicionou o prefeito de Porto Velho, dr Hildon Chaves, entre os dez prefeitos mais influentes da internet. O levantamento mediu a influência e a popularidade dos 26 prefeitos das capitais do país nas redes sociais durante os primeiros cem dias de gestão.
De acordo com a revista Exame.com, a pesquisa avaliou o desempenho dos chefes do Executivo municipal das capitais brasileiras em uma escala de 0 a 10 que mede três critérios: base total de fãs comparada ao número de eleitores da respectiva cidade; nível de engajamento da página e o nível de relacionamento com o público. Foram considerados influentes aqueles que somaram de 6 a 10 pontos.
Na liderança das redes sociais destacou-se o prefeito de São Paulo (SP) João Dória como o mais influente, o de maior quantidade de fãs, além do quesito engajamento e compartilhamento de posts. Ele recebeu nota 8.
Dória ganhou mais de 2 milhões de seguidores só nos 100 primeiros dias, um crescimento de 495%. Dr Hildon Chaves aparece na vice-liderança com o maior percentual de crescimento do número de fãs no Facebook, com 153,6 mil novos fãs, crescimento de 104%, equivalente a quase o número de votos obtidos no segundo turno das eleições.
Tanto Dória quanto dr Hildon utilizaram a estratégia de manter as páginas nas redes sociais como pessoa física e não como prefeitos, embora no caso de Porto Velho, o número de fãs na página da Prefeitura no Facebook tenha crescido de pouco mais de três mil seguidores no início do ano para mais de 30 mil agora.
Dr Hildon e Dória inovaram também ao fazerem com que as pessoas acompanhem suas rotinas de trabalho. A propósito, nesta categoria, a de posts compostos por conteúdos de vídeo, dr Hildon Chaves ficou em primeiro lugar entre os 26 gestores: 84% de suas publicações tinham vídeo.
Veja quem são os prefeitos mais influentes das capitais brasileiras:
São Paulo: João Doria (PSDB)– Nota: 8
Salvador: ACM Neto (DEM) – Nota: 8
Boa Vista: Teresa Surita (PMDB) – Nota: 8
São Luís: Edivaldo Holanda Junior (PDT) – Nota: 7
Florianópolis: Gean Loureiro (PMDB) – Nota: 7
Porto Alegre: Nelson Marchezan Jr. (PSDB) – Nota: 7
Curitiba: Rafael Greca (PMN) – Nota: 7
Porto Velho: Dr. Hildon (PSDB) – Nota: 6
Vitória: Luciano Rezende (PPS) – Nota: 6
Rio de Janeiro: Marcelo Crivella (PRB) – Nota: 6
Texto e fotos Comdecom
Add Comment