Produtor sem título da terra é como pessoa sem CPF, sem acesso ao crédito para produzir mais
Durante lançamento do programa Agro Mais, do Governo Federal, na tarde de segunda-feira (13), em Porto Velho, com a presença do ministro da agricultura e abastecimento, Blairo Maggi, o prefeito dr Hildon Chaves defendeu um programa sério de regularização fundiária para fortalecer o agronegócio na capital e em todo estado de Rondônia.
“O homem do campo sem o título de sua terra eu equiparo a uma pessoa sem CPF. Ele não tem acesso ao mercado de crédito, por isso não consegue investir na sua propriedade e, portanto, não consegue produzir volumes maiores”, disse o prefeito.
Dr Hildon avalia que esse programa é de muita importância e vai ajudar a fomentar e fortalecer a agricultura no município. “Isso é um indicativo muito forte da relevância que porto velho vem adquirindo ano após ano na agricultura, na pecuária e na produção de peixes, ajudando Rondônia a se consolidar como um grande polo do agronegócio”, comentou. O prefeito acrescentou que Rondônia vem se firmando cada vez mais “como uma grande fronteira agrícola ainda com muito potencial a ser desenvolvido”.
Blairo Maggi explicou que o Agro Mais é um programa de modernização e desburocratização do agronegócio no País. O objetivo é que em cinco anos o Brasil passe de quase 7% para 10% da produção do mercado global, o que representa R$ 30 bilhões a mais na economia nacional. Para tanto, é necessário atualizar e modernizar a legislação, algumas com 65 e até com 83 anos de existência, o que não representa mais a realidade do agronegócio no País.
Rondônia é o terceiro estado da Federação a aderir ao programa que foi lançado em agosto do ano passado pelo presidente Michel Temer. Rio Grande do Sul foi o primeiro e sua adesão ocorreu em novembro. São Paulo assinou termo de adesão ao Agro Mais no último dia 20 de fevereiro. Além da modernização e desburocratização, o Governo Federal quer dar mais transparência às ações relacionadas ao agronegócio e trabalhar em parceria com o setor produtivo.
Com as mudanças implementadas, que também valem para a agricultura familiar, que passa a ter regras mais simples, dr Hildon espera fortalecer ainda mais o agronegócio em Porto Velho e, consequentemente, a economia do município, uma de suas principais bandeiras de campanha.
Texto e fotos Comdecom
Add Comment