Teia Digital

PORTOAGRO SE INSERE NA INTEGRAÇÃO REGIONAL – por Silvio Persivo

É só uma questão de conhecimento. “Não te esqueças que os estranhos são amigos que ainda não conheces” (Abraham Lincoln).

PORTOAGRO SE INSERE NA INTEGRAÇÃO REGIONAL

Na abertura da 2ª Feira de Negócios e Tecnologias Rurais Sustentáveis de Porto Velho (Portoagro), que iniciou nesta quarta-feira (24) e segue até domingo (28), no Parque dos Tanques, o presidente da Aprro, Adélio Barofaldi, enfatizou a importância estratégica de Porto Velho: “Estamos exatamente no centro da América do Sul e a principal rota entre as regiões Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste; e os países andinos, é por meio da BR-364, que corta Rondônia de Sul a Norte, tendo Porto Velho como ponto de distribuição via fluvial e terrestre” e disse que o esforço da Aprro e dos parceiros para que a feira acontecesse este ano estava também ligado à integração e à melhoria do comércio com os países vizinhos. Por outro lado,  o gestor responsável no Acre pelo Escritório Comercial do Peru no Brasil (Ocex), órgão do Ministério de Comercio Exterior y Turismo do governo peruano, Victor Hugo Rondón, reforçou as palavras do presidente da Aprro, e falou sobre o interesse do País vizinho em adquirir de Rondônia diversos produtos, em especial carne bovina, arroz e peixe. Já Elizabeth Aurora Rojas, coordenadora general del Associación de Gestores Turísticos Sudamericanos (AGT), também do Peru, em sua segunda visita a Rondônia, ressaltou as potencialidades turísticas de Porto Velho e elogiou o trabalho realizado pela Superintendência de Turismo de Rondônia (Setur). Em especial há, com o Peru, um grande esforço de aproximação e de aproveitamento da Rodovia Transoceânica.

 

I ENCONTRO DAS AGROÍNDUSTRIAS NA ZONA DA MATA

Hoje, sexta-feira (26), a partir das 9h, a população e produtores da Zona da Mata terão a oportunidade de conhecer melhor os produtos das agroindústrias da região, formada pelos municípios de Santa Luzia do Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Alta Floresta, Novo Horizonte, Nova Brasilândia do Oeste, Castanheiras e Rolim de Moura. O I Encontro das Agroindústrias, será realizado na av. 25 de agosto, em frente ao “Tudo Aqui”  de Rolim de Moura, é uma iniciativa do Governo de Rondônia para fortalecer o segmento na região.  Organizado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), por meio da Secretaria Executiva Regional de Rolim de Moura, a ideia é de proporcionar novas alternativas de trabalho e renda pela difusão dos casos de sucesso. A feira contará com a participação de 17 Agroindústrias regularizadas e que já comercializam os seus produtos. Além de servir como vitrine, a feira vai fomentar a competitividade sustentável e fortalecerá a agricultura familiar com o estímulo a venda dos produtos. A programação prossegue até amanhã, sábado (27), das 9h às 18h, e contará com palestras de diversas instituições, entre elas a Secretaria de Agricultura (Seagri), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional da Indústria (Senai), Banco do Povo, Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e o Território da Cidadania. Serão também apresentadas as linhas de créditos disponíveis e informações técnicas e práticas de como montar a própria agroindústria e conseguir apoio para empreender com ajuda das instituições públicas.

JOGO É JOGO, TREINO É TREINO.

Qual o valor das pesquisas para prefeito nesta altura do campeonato? No meu entender muito pouco ou quase nada. Não vou nem falar da pouca fé que tenho na forma como, em geral, são feitas; sem os devidos cuidados ou, algumas, até mesmo arrumadas de acordo com as conveniências. Embora registradas não existe acompanhamento técnico das amostras, nem dos pesquisadores. Mas, ainda que aceitando os resultados, a realidade é que a rejeição dos dois candidatos que aparecem nos primeiros lugares torna a pesquisa letra morta. Se aceitarmos os dados da pesquisa nenhum dos dois tem a menor chance de ser eleito. O fato maior, porém, é que pesquisa é pesquisa. O que vale mesmo serão os votos nas urnas e estes ainda estão por se definir, por aparecer.

 

PALESTRA E NOITE DE AUTÓGRAFOS DE ALMINO AFFONSO

Acontece no próximo dia 29 (segunda-feira) no Auditório Nobre Professor Luiz de Anhaia Mello, no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, a palestra do nosso querido Almino Affonso, autor do livro “1964 na Visão do Ministro do Trabalho de João Goulart” da Editora Imesp. Na ocasião haverá também uma sessão de autógrafos deste livro que é, sem dúvida, um excepcional depoimento de toda uma época. O nosso querido diretor, Euro Tourinho, foi convidado, mas, por causa de outros compromissos se limitou a agradecer ao seu grande amigo Almino, um filho ilustre de nossa vizinha Humaitá.

DESMONTE INTERNACIONAL FAZ PAÍS PERDER ESPAÇO

A Hydro Global Peru, uma empresa formada pela EDP e pela China Three Gorges, formalizou um acordo de 387 milhões de euros (R$ 1,4 bilhão) com a estatal peruana Empresa de Generación Eléctrica San Gabán para um projeto de 206 megawatts na região de Puno. O contrato de concessão tem uma duração de 30 anos e prevê a construção da Central Hidrelétrica de San Gabán III. A joint venture das empresas portuguesa e chinesa, desta forma, ocupa um espaço que se destinava a Odebrecht. No Peru, a empreiteira brasileira construiu, entre outras centrais, a Hidrelétrica de San Gabán II, no mesmo rio em que a Hydro Global agora atuará. Mas, com a Operação Lava Jato, a Odebrecht tenta vender a participação de 75% que tem no gasoduto Sur Peruano. A construtora também se desfez de parte das concessões rodoviárias que possui no país vizinho, onde atua há 35 anos, tendo participado de mais de 67 obras.

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com