Teia Digital

Porto Velho é o maior produtor de abacaxi do estado – Por Sílvio Persivo

Não há fé mais ou de menos. “Não é a quantidade de sua fé que o salvará. Uma gota de água é tão verdadeira água como o oceano inteiro” (Charles Spurgeon).

PORTO VELHO É O MAIOR PRODUTOR DE ABACAXI DO ESTADO

O abacaxi é a segunda fruta mais cultivada em Rondônia com 676 ha, de acordo com o relatório da Produção Agrícola Municipal (PAM), ficando atrás apenas da área plantada com banana 8725 ha. Estes dados demonstram o enorme potencial da fruticultura rondoniense, principalmente de espécies originarias das Américas, mais adaptadas ao solo e clima da região, como é o caso do abacaxi, porém, Rondônia ainda importa a maioria das frutas que consome, inclusive frutos tradicionais da região. Durante alguns anos o município de Pimenta Bueno foi o grande produtor de abacaxi, depois o município de Cujubim apareceu como o maior produtor da fruta no estado e continua com a maior área plantada, no entanto a maior produção em 2017 ocorreu no município de Porto Velho, 2.277.000 frutos, seguido por Cujubim com 1.868.400 e Vilhena com 1.716.000 frutos no ano (PAM 2017). O destino da produção de frutas em Rondônia é em geral a venda para consumo in natura, o que deixa Porto Velho em situação privilegiada, pelo fato de ser o maior centro consumidor e a porta de saída para Manaus, centro urbano com mais de um milhão de habitantes, ávidos pelo consumo de produtos frescos. O excedente de produção e os frutos fora de padrão ficam à disposição das agroindústrias, para o processamento na forma de polpas e doces.

CAFÉ DE RONDÔNI TEVE DESTAQUE NO COFFEE OF THE YEAR BRASIL

Rondônia ficou em 4º lugar no ranking de melhor café do Brasil. Este foi o resultado final da Semana Internacional do Café – 2018, que encerrou-se no final da noite de sexta-feira (9), em Belo Horizonte. O produtor Diones Mendes, de Cacoal, comemorou o quarto lugar no Coffee Of The Year Brasil 2018. O resultado consolida o Estado entre os grandes produtores de café do país. O crescimento do agronegócio de Rondônia, e o comprometimento dos cafeicultores, visando uma maior produtividade nos últimos anos com a modernização das lavouras e o investimento em novas mudas mais produtivas está, portanto, gerando resultados. Os cafeicultores de Rondônia chamaram à atenção durante a Semana Internacional do Café.

Nos últimos anos, Rondônia ampliou sua representatividade no cenário da cafeicultura, inclusive no quesito qualidade da bebida.

DECORAÇÃO NATALINA DE PORTO VELHO FOI INICIADA

A Prefeitura Municipal de Porto Velho divulgando que a decoração do período natalino começou a ser instalada. O projeto Natal Porto de Luz, que envolve iluminação e ornamentação, contempla os principais centros comerciais, praças e prédios históricos. As principais avenidas, Carlos Gomes, Jatuarana, José Amador dos Reis, 7 de Setembro e Governador Jorge Teixeira, receberão ornamentação alusiva ao período. Como é de costume, na Av. Jorge Teixeira, em frente a rodoviária, será instalada uma árvore de natal medindo cerca de 10 metros de altura. O mesmo modelo de árvore será colocado no Parque da Cidade, que vai ser decorado ainda com um Papai Noel inflável de 6 metros de altura. A fachada do Palácio Tancredo Neves, sede da Prefeitura, vai ganhar uma cortina luminosa com no mínimo 500 LEDs e o Prédio do Relógio será iluminado com refletores verdes. A abertura das atividades do período vai acontecer no dia 4 de dezembro, a partir das 19h, no Parque da Cidade, com o show do cantor Daniel, resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Porto Velho e o Grupo Gazin.

AMAZONAS TEM A MAIOR QUEDA DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL DO TRIMESTRE

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que o Amazonas foi o Estado que apresentou maior queda na produção industrial de agosto a setembro com uma redução de -5,2%, o que representa o menor desempenho entre 15 estados pesquisados pelo órgão. O Estado também apresentou uma queda de (14,8%) em relação a setembro do ano passado. Mas, outros sete Estados também apresentaram queda da produção industrial, além do Amazonas, São Paulo (-3,9%), Bahia (-3,3), Paraná (-3,1), Minas Gerais (-1,9%) e Santa Catarina (-1,8%). Segundo ainda o instituto, as atividades que tiveram desempenho negativo no Estado foram: a impressão de reprodução e gravação de CDs e DVDs com queda de -70%, fabricação de máquinas e equipamentos-31,1% e materiais elétricos 129,7%, respectivamente. O resultado deriva, em grande parte, da desaceleração da economia do qual o baixo desempenho da produção industrial ainda é reflexo. De fato, a economia amazonense, no início do ano, girava com um crescimento em torno de 3% e, agora, está perto de ter um crescimento de somente 1,5%.

AUMENTOU A FAIXA DO SETOR FINANCEIRO NO PIB EM 2016

As empresas financeiras aumentaram sua participação na economia brasileira em 2016, mantendo a trajetória de alta dos últimos anos. A contribuição para o valor adicionado bruto (VAB) foi de 7,9% em 2016. Três anos antes, esta participação era de 6%. O VAB teve crescimento nominal de 16,7% em relação a 2015, alcançando R$ 423,4 bilhões. A despeito da desaceleração da concessão de crédito, a produção dos serviços de intermediação financeira indiretamente medidos – serviços ligados a concessão de crédito – teve aumento nominal de 18,2%, constituindo um dos fatores que contribuíram favoravelmente para o crescimento do setor. Uma das razões para isso foi o aumento da taxa de juros Selic, que fechou o ano no patamar médio de 14,2% ao ano, contra 13,5% em 2015. Além disso, houve também um aumento de 6,7% na produção de serviços, serviços associados ao pagamento de tarifas. Em 2010, a participação das empresas financeiras foi de 6,8%, caindo para 6,4% em 2011, 2012 e 2014. Em 2013, alcançara o menor percentual na década (6%). No período, a fatia da indústria despencou de 27,4% (2010) para 21,2% (2016). Os dados constam do Sistema de Contas Nacionais do Brasil, divulgado pelo IBGE, que trouxe uma revisão no PIB de 2016: a queda, antes estimada em 3,5%, foi recalculada para 3,3%.

AUTOR: SÍLVIO PERSIVO –  COLUNISTA TEIA DIGITAL

PROFESSOR, JORNALISTA E ECONOMISTA

Comentar

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – COPINHA FEMININA 2024 – Corinthians x Cruzeiro

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

RONDÔNIA

AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

RELIGIÃO

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese
Powered by TranslatePress