Cidades

Porto Velho completa 110 anos de criação

A capital rondoniense completa 110 anos de criação nesta quarta-feira (2). A históri da cidade já foi detalhada ao RONDONIAGORA pelo **professor Célio Leandro:

A empresa construtora norte-americana May Jekyl And Randolph contratada por Percival Farquhar para construir a ferrovia Madeira-Mamoré, “funda” Porto Velho a 4 de junho de 1907 (data alusiva à independência dos EUA), local por ela escolhido para ser o ponto inicial da ferrovia. Contudo, sua criação se deu em 2 de outubro de 1914 pela Lei 756, aprovada pela Assembleia Legislativa amazonense e sancionada pelo governador do Estado do Amazonas, Dr. Jonathas de Freitas Pedrosa.

Data de fundação e de criação, mas temos ainda a data de instalação do Município de Porto Velho, 24 de janeiro de 1915 quando o major Fernando Guapindaia assume como primeiro prefeito da cidade, governando até 1916 quando temos a primeira eleição na região, sendo eleito o médico Joaquim Augusto Tanajura. Este, por sua vez, assumiu o município no dia 1º de janeiro de 1917, para uma gestão no período de 1917/1919. Joaquim Tanajura foi eleito novamente em 1922, para um segundo mandato no período de 1923/1925.

Em 1943 Porto Velho passou a ser parte do recém-criado Território Federal do Guaporé, com território antes pertencente ao Amazonas, e teve como primeiro prefeito eleito Mário Monteiro, que ficou no cargo de 13 de setembro de 1943 até 7 de fevereiro de 1946.

Em 17 de fevereiro de 1956, o estado mudou novamente de nome e passou a ser Rondônia. Na época, Renato Climaco Borralho de Medeiros, que havia sido nomeado, deixou o cargo de prefeito da capital em 14 de outubro de 1956 Walter Montezuma de Oliveira assumiu após ser eleito, ficando na gestão do município até o início de 1958.

Porto Velho completa 110 anos de criação; relembre nossa história
© Leandro Morais

Criado à margem direita do Rio Madeira, importante rio de navegação e produção de energia, o município possui riquezas, encantos e atrativos para os moradores. É uma metrópole ainda jovem, mas com potencial para o desenvolvimento. Entre as belezas, o pôr do sol no Rio Madeira, Praça Três Caixas D’Água, Espaço Alternativo, Igreja de Santo Antônio e vários outros.

Sua história centenária é composta por uma sucessão de fatos e feitos que mudaram o perfil de Rondônia, da região Norte e, não raro, tiveram repercussão na história do Brasil. A cultura é rica e diversificada, resultado da proximidade com a floresta, com as águas do Madeira mas, principalmente, da integração de pessoas que para cá vieram em busca de trabalho e acabaram por fixar raízes à terra.

É uma cidade única, tem em sua origem o suor de pessoas de mais de 50 nações, a língua inglesa já foi idioma oficial e, tivemos o primeiro campo de basebol do Brasil. Peculiaridades que tornam Porto Velho uma cidade miscigenada, com características acolhedoras.

No fundo, talvez seja isto que torna Porto Velho especial: a capacidade de acolher aquele que chega. E, portanto, a capacidade de cativar.

Crise climática

Aos 110 anos, Porto Velho passa por uma grande crise climática, o que fez com o que rio Madeira registrasse seu menor nível: 25 cm na medição oficial do Serviço Geológico do Brasil. Os problemas são imensos, jamais vistos, o que demanda urgente atenção de toda a sociedade brasileira.

FONTE: RONDONIAGORA.COM

Comentar

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – COPINHA FEMININA 2024 – Corinthians x Cruzeiro

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

RONDÔNIA

AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

RELIGIÃO

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese
Powered by TranslatePress