Teia Digital

PORTO DE PORTO VELHO PARALISADO -Por Silvio Persivo

Conter a língua é um aprendizado longo e difícil. “É melhor ser rei do teu silêncio do que escravo das suas palavras” (William Shakespeare).

GOVERNO REFORÇA PARCERIAS CONTRA A CRISE HÍDRICA

O Governo de Rondônia, com apoio da Secretaria de Finanças (Sefin), promoveu três reuniões com dirigentes do setor produtivo e das federações de indústria e comércio do estado, nos dias 17 e 19 de setembro, em Porto Velho, para unir esforços no enfrentamento da crise hídrica e incêndios florestais, em sua maioria criminosos, que afetam a região.   Durante os encontros, foram destacadas a relevância de ações de conscientização e a necessidade de reforçar a parceria entre governo do estado e a sociedade civil para diminuir os impactos da crise e buscar soluções conjuntas para o uso sustentável dos recursos hídricos. Entre as medidas imediatas já tomadas se destaca o projeto ‘SOS Água’, que arrecada água mineral para a Comunidade do Baixo Madeira, realizado pela Federação do Comércio do Estado de Rondônia (Fecomércio-RO), que conta com vários pontos de arrecadação nas unidades do Serviço Social do Comércio (Sesc). O Presidente da Fecomércio, Raniery Araújo Coelho, reafirmou o empenho com ações e parcerias com o governo do estado, para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas e suas consequências diretas. Também a Associação Brasileira dos Produtores de Soja está realizando uma campanha de conscientização com foco na prevenção e combate a incêndios em propriedades rurais. Por meio dos canais de comunicação, estão sendo promovidas orientações essenciais para garantir que os produtores estejam preparados para enfrentar esse desafio. Já  a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) mobilizou diversos setores para formular um plano de prevenção e combate aos incêndios florestais e reforçou o seu compromisso com a agenda de enfrentamento. Todas as articulações visam integrar a força de trabalho e as estratégias do governo de Rondônia, somando com os setores produtivos, para contribuir para dar uma resposta eficiente aos desafios hídricos e incêndios florestais no estado. 

PORTO DE PORTO VELHO PARALISADO

Por falar em crise hídrica o Rio Madeira, nesta segunda, atingiu a marca recorde de 25 cm, menor nível já registrado até hoje. Com os
 encalhamentos das balsas e comboios no trajeto Porto Velho-Itacoatiara, a Sociedade de Portos e Hidrovias de Rondônia (Soph), administradora do Porto de Porto Velho, temporariamente, para assegurar a segurança e evitar acidentes, paralisou as movimentações de cargas.

COMUNICADO SOBRE O FERIADO DA CRIAÇÃO DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia-Fecomércio Rondônia comunicando que, no Dia 02/10/2024, na  quarta-feira da próxima semana, dia em que se comemora a criação do Município de Porto Velho, é considerado feriado nos termos de o Decreto municipal nº 19.604 de 1º de dezembro de 2023. Porém, de acordo com a Cláusula Vigésima Primeira e seus parágrafos da Convenção Coletiva de Trabalho CCT 2024/2026 entre a Fecomércio-RO e seus Sindicatos  Empresariais e o SINDECOM será permitido o trabalho dos funcionários nos estabelecimentos comerciais de bens e serviços.

INSTALAÇÃO DA CMERO FORTALECE O EMPREENDEDORISMO FEMININO

A instalação da Câmara da Mulher Empreendedora do Estado de Rondônia-CMERO, que ocorreu Empreendedora na quinta-feira (19), no Sesc Centro,é mais um passo da Fecomércio e seus Sindicatos Empresariais em alinhamento com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) que criou a Câmara Brasileira de Mulheres Empreendedoras do Comércio (CBMEC), é uma forma de reconhecer a importância do papel das mulheres na sociedade rondoniense, fortalecendo a presença e a participação da mulher no âmbito empresarial.  A CMERO tem como um dos principais objetivos fortalecer e dar suporte às mulheres empresárias ou que buscam empreender, e são responsáveis pela geração de emprego e renda em Rondônia. No evento, o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio, Raniery Araújo Coelho, discursou sobre a importância da CMERO. “Damos um passo importante em direção a um futuro mais justo e igualitário para as mulheres do nosso estado. Agradeço a todos os envolvidos e reafirmo o nosso compromisso em continuar trabalhando com os sindicatos empresariais promovendo o empoderamento feminino e o desenvolvimento socioeconômico da nossa região”.

NOVA LEI POSSIBILITA A ATUALIZAÇÃO DE IMÓVEIS

Foi sancionada, na última semana, a Lei nº14.973/24, que além da desoneração de setores até o fim de ano, também permite que as empresas e pessoas físicas possam atualizar o valor de seus imóveis até dezembro deste ano e pagar um imposto menor (4% às pessoas físicas e 6% às pessoas jurídicas), no momento da venda e na transferência desses bens. Os donos de imóveis serão os beneficiados desde que paguem o tributo nos próximos 90 dias. O impacto do benefício é gradual e a redução só será total se o imóvel for vendido daqui a 15 anos ou mais. A medida é uma compensação da desoneração da folha de 17 setores da economia e de municípios. É preciso, em cada caso, verificar se vale a pena usar a possibilidade aberta com  a nova lei. 

BRASILEIROS GASTAM MAIS COM ALIMENTAÇÃO FORA DE CASA

A pesquisa CREST (Consumer Eating Share Trends), do Instituto Foodservice Brasil (IFB), mostra que os brasileiros gastaram cerca de R$ 61,4 bilhões em refeições fora de casa ou via delivery no 2º trimestre de 2024,  um crescimento de 3% em comparação ao ano passado. O aumento da renda tornou comer fora uma prática mais comum e a variedade de opções, que vai de fast food e porções a lanches até refeições completas, atende a diferentes gostos e orçamentos, tornando esta tendência uma parte central do cotidiano. O IBGE aponta que os brasileiros gastam cerca de 25% de sua renda com alimentação fora de casa ou delivery evidenciando a preferência por refeições prontas e a demanda crescente por mais conforto e qualidade.

Comentar

About the author

Gomes

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com