Segundo a AgRural, trabalho de campo está acelerado no Sul enquanto o Centro-oeste tem chuvas irregulares
O plantio da safra 2017/2018 de soja chegou a 30% da área até a quinta-feira (26/10), aponta um levantamento feito pela consultoria AgRural. São dez pontos percentuais de avanço em relação à semana passada, deixando o trabalho de campo próximo da média dos últimos cinco anos (31%).
“A proximidade com a média de cinco anos deve-se à rapidez do plantio no Sul do país, que está adiantado não só na comparação com a média, mas também em relação ao ano passado”, diz a consultoria, em nota.
Na região, o Paraná lidera o plantio, com 67% da área. Na temporada 2016/2017, a proporção era de 65% e a média dos últimos cinco anos é de 55% de terreno semeado.
Ainda conforme a consultoria, o plantio da safra nova de soja chegou a 30% da área em Santa Catarina, 6% no Rio Grande do Sul e 32% em São Paulo. Em Minas Gerais, as máquinas passaram por 4% da área, 58% em Mato Grosso do Sul, 1% no Pará e 48% em Rondônia.
Apesar do avanço registrado nesta semana, a semeadura do grão no Brasil segue atrasada em relação à safra passada. Nessa mesma época, as semeadora tinham percorrido 41% da área reservada para a cultura.
Add Comment