Brasil

Plano Bresser dos 386 servidores será julgado em 22 de maio

Os 386 servidores da saúde que tiveram os valores do Plano Bresser suspensos devem ter sua situação definida no próximo dia 22 de maio.  O juiz da 2ª da Vara do Trabalho de Porto Velho designou audiência de conciliação no processo nº 0055400-33.1990.5.14.0002, entre o SINDSAÚDE e o Estado de Rondônia, para tentar resolver a situação.

ENTENDA O CASO

No acordo que encerrou o processo do Plano Bresser, em 2009, os sindicatos concederam um deságio de 50% sobre os valores devidos pelo Estado, e concordaram em receber parceladamente a dívida.  Na ocasião alguns servidores ficaram de fora da relação homologada pelo juiz, e não foram beneficiados.

Durante a administração judicial no SINDSAÚDE o interventor JUSCELINO MORAES DO AMARAL encaminhou ao governador um pedido administrativo para que esses servidores fossem contemplados.  O governador autorizou e os pagamentos foram iniciados.

Em janeiro de 2012, contudo, atendendo orientação do Ministério Público, que alegou não ser recomendável esse procedimento pela via administrativa, o Estado interrompeu os pagamentos.

O SINDSAÚDE tentou durante quatro meses o retorno desses pagamentos, junto à SEAD e Casa Civil, mas não obteve sucesso, já que a Procuradoria Geral do Estado alegava que o Estado somente pagaria se houvesse ordem judicial.

Sem alternativa, em maio de 2012 o SINDSAÚDE contratou advogados para ajuizar uma ação de execução da sentença no processo do Plano Bresser, para que a Justiça do Trabalho incluísse o nome desses servidores em uma nova sentença.  Em meados de 2013 adveio a decisão judicial favorável, declarando o direito desses servidores.

O processo foi encaminhado para cálculo e os advogados exigiram o recebimento integral da dívida, sem o desconto de 50% concedido em 2009, já que o Estado não honrou o parcelamento.  O pedido foi deferido pelo juiz, que determinou o pagamento integral, sem o desconto, e os cálculos foram elaborados.

No final de 2013 o Estado de Rondônia ajuizou embargos à execução, contestando os valores da planilha de cálculos e informando ao juízo que entre os 386 servidores da relação existem alguns que já tinham recebido integralmente os valores do Plano Bresser, e estavam recebendo pela segunda vez; e também que há servidores que sequer tinham direito ao benefício.

Diante do impasse o juiz da 2ª Vara do Trabalho marcou audiência de conciliação para o dia 22 de maio, às 11 horas, para viabilizar um acordo entre o SINDSAÚDE e o Estado de Rondônia.

Comentar

Tags

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – COPINHA FEMININA 2024 – Corinthians x Cruzeiro

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

RONDÔNIA

AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

RELIGIÃO

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese
Powered by TranslatePress