Teia Digital

PIX Inovação Brasileira, Sucesso Mundial – Por Silvio Persivo

 

Que o maestro tem razão tem, mas sou um eterno otimista. O outro lado é que pode melhorar (e muito) também. “Nenhuma situação é tão complicada que uma mulher não possa piorar” (Tom Jobim).

 

MULHERES DESOBIDIENTES NA GAU

A Galeria de Artes da UNIR (GAU) inaugurou no dia 20 de março, às 10h, em Porto Velho, uma nova exposição artística para o público acadêmico e em geral. Jéssica Martiniano, ex-aluna do curso de Licenciatura em Artes Visuais da UNIR, é a autora da exposição individual “Mulheres Desobedientes”, que estará disponível para visita mediante agendamento até o dia 20 de abril.  Na exposição Jéssica realiza uma provocação sobre o papel da mulher na sociedade contemporânea, discutindo alguns elementos principais pertencentes aos aspectos do feminino. Na sua produção, centrada na pintura, a artista trabalha a figura feminina em diferentes contextos: aspectos de identidade, empoderamento, sexualidade, entre outros, construindo narrativas em que seu universo onírico ganha força através da plasticidade de sua pintura. O local da exposição, como é de conhecimento público, é Local: Galeria de Arte da UNIR (GAU) – Bloco 1-V, andar superior do Restaurante Universitário, Campus UNIR José Ribeiro Filho, em Porto Velho, BR 364, Km 9,5 (sentido Acre). O agendamento de visitas pode ser feito até 20/04 pelo e-mail [email protected].

INICIADA OPERAÇÃO REFORÇO VISANDO MELHORAR A SEGURANÇA

A Operação Reforço teve início na quinta-feira (23), e faz parte do planejamento estratégico da Segurança Pública de Rondônia, visando reduzir o número de ocorrências e inibir a criminalidade em Rondônia. Além disto, é mais um serviço aliado da Operação Maximus, que está em andamento e apresenta resultados satisfatórios. Este reforço será distribuído nas áreas consideradas mais críticas para que o cidadão se sinta ainda mais seguro e, além de contar com um efetivo diferenciado, tem sua operação realizada   coordenada pelo Comando Regional de Policiamento da Polícia Militar até o dia 30 de abril. O secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec, Felipe Vital destacou que, o objetivo da Operação Reforço é aumentar a capacidade de atuação da polícia, no combate ao crime e na prevenção deles, agindo de forma ostensiva e rápida e reduzir os indicadores de criminalidade. É preciso mesmo. Os assaltos e furtos estão incomodando lojas e residências e não escapam nem medidores de água e energia, fios e torneiras.

AINDA A QUESTÃO DA SEGURANÇA EM PORTO VELHO

Também como parte do Programa Cidade Segura, a Polícia Militar desencadeou na manhã de segunda-feira (27) a Operação Fio Desencapado, com a finalidade de combater a receptação de produtos de fios e materiais elétricos, hidrômetros e outros produtos roubados ou furtados.  Sucatarias e ferros-velhos são os alvos principais da operação. Por ordem do prefeito Hildon Chaves, a Prefeitura atua como parceira direta na operação, pois, segundo ele, “A cidade sofre com o roubo e o furto de fios e materiais elétricos, de hidrômetros (medidores) de água, material das empresas de telefonia e outros produtos. Isto gera prejuízos enormes ao poder público e às empresas, gerando um transtorno enorme para o cidadão. E coibir os pontos de receptação é fundamental”, disse.

 

PIX, INOVAÇÃO BRASILEIRA, SUCESSO MUNDIAL

O sucesso do Pix no Brasil foi tão retumbante que atraiu os olhares de todo o mundo, pois a realidade é a de que, na grande maioria dos países os pagamentos são caros e demorados. Aqui, no final de ano, a modalidade atingiu a marca de 100 milhões de transações num dia. No total, o Pix terminou 2022 com um acumulado de R$ 16 trilhões em volume transacionado desde a sua implantação. O sucesso é um reflexo da diminuição dos custos de transferência e, como é natural, banqueiros de países como Colômbia e Canadá mostraram interesse em replicar a experiência brasileira de pagamentos instantâneos. Diante disto, em novembro, os protocolos do sistema foram liberados gratuitamente para que outros países copiassem. A intenção do Banco Central com a iniciativa foi a de atrair ativos digitais estrangeiros para o país. Agora se anuncia, para breve, o lançamento do “Pix Internacional”, que vai conectar os mercados de 60 países, idealizado pelo Banco de Compensações Internacionais (BIS, em inglês), que busca definir padrões e regras para as operações do sistema bancário mundial. Chamado Nexus, o sistema está em fase de testes no Uruguai, Malásia, Cingapura e na Itália.

ADEUS PICANHA

A previa da inflação de março é maior do que esperada pelo mercado atingindo uma alta de 0,69% puxada, principalmente pelos alimentos e pela bebida. Os trabalhadores sentem no bolso as reonerações recentes de impostos que acabaram por aumentar o preço de diversos produtos, entre eles, principalmente a carne que é apontada como fora da mesa de 83% dos brasileiros, segundo pesquisa da VR em parceria com a Locomotiva. O estudo afirma que 95% dos brasileiros diminuíram a compra de alguns produtos, em especial da alimentação, por conta do processo inflacionário. Quando questionados afirmam que perderam poder de compra e estão com os orçamentos comprometidos. Também 70% dizem que não fazem mais refeições fora de casa, 57% não compram mais roupas e 56% não pensam mais em viagens e 68% estão optando por produtos similares mais baratos. Num cenário assim, com novos aumentos de preços à vista, a intenção de consumo diminui e a atenção passa a ser como garantir o sustento.

AUTOR: SILVIO PERSIVO –  COLUNA REIA DIGITAL

A Opinião dos colunistas colaboradores são de sua inteira responsabilidade e não reflete necessariamente a posição da Folha Rondoniense

Comentar

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – COPINHA FEMININA 2024 – Corinthians x Cruzeiro

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

RONDÔNIA

AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

RELIGIÃO

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese
Powered by TranslatePress