A Polícia Federal cumpriu, nesta quinta-feira, quatro mandados de busca e apreensão, sendo três deles em fazendas do Pantanal, na região de Corumbá e um em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. A operação Yaguareté investiga a morte de onças-pintadas e outras espécies por suspeita de envenenamento.
Segundo a PF, vinte carcaças de animais silvestres foram analisadas e por conta do estado em que se encontravam, podem ter sido envenenadas por ação humana.
As mortes dos animais foram constatadas em junho. Na ocasião, duas onças encontradas mortas na região do Passo do Lontra, município de Corumbá, estavam sendo monitoradas por colar com GPS pelos especialistas. As suspeitas de uso indevido de veneno agrícola são reforçadas pelo fato de nenhum dos animais terem sido encontrados com marcas de tiro, briga ou qualquer outra forma violenta. Além das onças, outros 18 animais também estavam mortos na propriedade.
“A principal suspeita é de envenenamento. Em retaliação ao ataque de onças ao gado, não é difícil a prática do envenenamento da carcaça para que quando o animal volte para se alimentar, ele morra envenenado”, informou a Reproduction 4 Conservation (Reprocon), uma associação de pesquisadores que atua na conservação de animais selvagens.
A operação “Yguareté” faz referência à língua indígena Guarani, na qual significa onça-pintada. A Delegacia da Polícia Federal em Corumbá mantém canal de denúncias anônimas através do e-mail [email protected] e do telefone (67) 99131-9355.
FONTE: EXTRA
Add Comment