Como diz um ditado popular ‘Eleição é igual a mineração, resultado só depois da apuração’, mas segundo alguns estatísticos e especialistas em análises de pesquisas, os números vistosos apresentado pelo candidato à reeleição pelo PSDB Hildon Chaves para prefeito da Capital são pra lá de animadores.
Na pesquisa estimulada, onde o nome do candidato é apresentado em disco ao eleitor, os números são muito bons, mas na pesquisa espontânea onde é perguntado em quem os eleitores vai voltar, os números são melhores, e Hildon Chaves pode chegar a vistosos 25%.
Os especialistas acham que os programas de Rádio e Televisão, cujo impacto no eleitor pode influenciar, serão melhor avaliados nas próximas pesquisas, que devera ser divulgada no fim do mês, e a qualidade excelente do programa de Hildon Chaves, pode em muito turbinar ainda mais esses números.
Sem falar do exército de digital influencer que são apoiadores da campanha tucana nas redes social, que também pode ter seu poder de influencia nas eleições, principalmente nesta época de pandemia.
Outro dado interessante são os brancos / nulos, na casa dos 19 %, mais indecisos na ordem dos 34 por cento, quando esse universo de eleitores se decidirem, podem liquidar a eleição no primeiro turno
A verdade sobre pesquisas, é que quem está bem, comemora, quem está mal chora, mas um fator sobre pesquisas deve ser levado em conta. Há quatro anos, Hildon era um desconhecido, se apresentou ao eleitor, pediu uma chance para trabalhar, e conseguiu se eleger, hoje já é conhecido, aparece na mídia há quatros anos, já foi testado, agora quem decide é o eleitor.
Vejam os dados completo da Pesquisa espontânea, com dados de Registro no TRE/RO
A pesquisa também tratou da intenção de voto espontânea, quando o eleitor diz em quem vai votar sem ter os nomes dos candidatos apresentados. Os percentuais foram os seguintes:
Hildon Chaves (PSDB): 21%
- Vinícius Miguel (Cidadania): 7%
- Cristiane Lopes (PP): 4%
- Dr. Breno Mendes (Avante): 4%
- Lindomar Garçon (Republicanos): 3%
- Coronel Ronaldo Flores (Solidariedade): 2%
- Pimenta de Rondônia (PSOL): 1%
- Ramon Cujuí (PT): 1%
- Sargento Eyder Brasil (PSL): 1%
- Williames Pimentel (MDB): 1%
- Edvaldo Soares (PSC): 0%
- Leonel Bertolin (PTB): 0%
- Samuel Costa (PC do B): 0%
- Outros: 1%
- Branco/ Nulo: 19%
- Não sabe/ Não Respondeu: 34%
Os nomes dos candidatos Geneci Gonçalves (PSTU) e Ted Wilson (PRTB) não foram citados pelos entrevistados.
Sobre a pesquisa
- Margem de erro: 4 pontos percentuais para mais ou para menos
- Quem foi ouvido: 504 eleitores da cidade de Porto Velho
- Quando a pesquisa foi feita: 12 a 14 de outubro
- Número de identificação na Justiça Eleitoral: RO-05800/2020
O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.
Pesquisas eleitorais: o que é amostra, margem de erro e nível de confiança
com informações do g1
DA REDAÇÃO FOLHA.
Add Comment