Noticias

PAJERO DAKAR, 100 MIL KM DE PURA EMOÇÃO

Poucos carros de linha são realmente apaixonantes, e um deles, sem dúvida nenhuma é a Pajero Dakar, produzida pela Mitsubishi. Enquadrada na categoria “Sport Utility Vehicle” ou veículo utilitário esportivo, ela é uma fera em qualquer terreno. Em pouco menos de dois anos já completei 100 mil quilômetros rodados e ao longo desse período ela nunca deu nenhum tipo de problema, nem mesmo falta de combustível ou pneu furado. 

Com motor HPE, diesel, sete lugares, ela já foi de Porto Velho (RO) a Arraial do Cabo (RJ), foi a Mins Gerais, Goiás, Florianópolis, Balneário Camboriú, Cusco (no Peru, duas vezes) e transita com competência e eficiência nas estradas de Rondônia, sejam elas asfalto ou terra. Nunca precisou de cuidados especiais, apenas o básico, revisões a cada 10 mil quilômetros, verificações de óleo e água e troca de pastilhas de freio e filtro de combustível. Porém, mesmo tendo rodado 100 mil quilômetros, se comporta como no primeiro dia, combina velocidade, segurança, linhas arrojadas e economia. Relação custo benefício em sua categoria, é de longe a melhor. 

Se tomarmos como exemplo a concorrente Hilux SW4, da mesma categoria e praticamente as mesmas medidas, a Dakar vence disparada, e não são apenas dados técnicos, falo por experiência de quem já teve uma Hilux. Apenas para dar um exemplo rápido, ao subir a Cordilheira dos Andes com uma Hilux, no início de 2012, percebi que o carro não desenvolvia em altitude, por mais que eu acelerasse. No mesmo trajeto encontrei alguns conhecidos que seguiam em uma Dakar a diesel. Ela desenvolvia como se fosse um carro a gasolina, subiu tranquilamente, me deixando muito atrás. Em 2013, já com uma Dakar, fiz o mesmo percurso, e só então descobri que, de fato, ela é infinitamente superior. A 4 mil metros de altitude ela baixou cerca de 15% apenas da perfomance, enquanto a Hilux perdeu até 75%, uma diferença brutal. 

dakarcusco

Outro ponto de fundamental importância em relação a Pajero Dakar, a estabilidade, que permite você trafegar com segurança em qualquer velocidade. Quando viajei ao Rio de Janeiro, saindo de Porto Velho, levei meus dois filhos pequenos (7 e 11 anos) e eles foram confortáveis, durante quatro dias, sem nenhum sobressalto. O espaço interno da Dakar garante uma viagem tranquila tanto para quem a conduz quanto para os caronas. O consumo médio da Dakar também é perfeito para quem gosta de viajar. Em tempos de gasolina a R$ 4, o diesel S10 (obrigatório) ainda é encontrado por pouco menos de R$ 3. Na estrada, se você não for “pé de chumbo” vai conseguir fazer a média de 11 km por litro, Na cidade, essa média cai para 9, porém ela compensa isso em um simples, porém fundamental detalhe, a Dakar é mais barata que sua concorrente e a desvalorização é bem menor. 

Outro ponto favorável é o baixo custo de manutenção, já que a Mitsubishi trabalha com tabela fixa, eu gastei até a última revisão, exatos R$ 8.055,00. Veja abaixo a tabela fixa de revisões:

Revisões do Mitsubishi Pajero Dakar
Quilometragem Preço
10.000 km ou 6 meses R$ 575
20.000 km ou 12 meses R$ 575
30.000 km ou 18 meses R$ 575
40.000 km ou 24 meses R$ 1.148
50.000 km ou 30 meses R$ 575
60.000 km ou 36 meses R$ 575
70.000 km ou 42 meses R$ 575
80.000 km ou 48 meses R$ 1.560
90.000 km ou 54 meses R$ 575
100.000 km ou 60 meses R$ 1.322
Obs.: Os preços se referem as revisões mais caras da linha, pois este modelo tem variação de preços conforme sua versão/motorização

 Já a concorrente não oferece esse serviço, o que torna cada revisão, uma surpresa, normalmente desagradável. A Dakar também tem 3 anos de garantia, contra 1 da outra. 

Pajero Dakar 2015

Essas informações que você vai ler a seguir, são da própria Mitsubishi, em apresentação a sua Pajero Dakar, que completa 26 anos de participação no rally Paris-Dakar, o mas difícil do mundo.

A versão 2015 vem equipada com o novo conjunto Power Train, que contempla Motor Common Rail DI-D de 180CV e 38kgf.m de torque, transmissão INVECS II de 5 velocidades com sistema sequencial Sport Mode e paddle shifters no volante, e tração Super Select 4WD, a mais completa da categoria, ideal para superação de obstáculos mais difíceis do off-road e para maior segurança no on-road.

Ele conta ainda com novo tanque de combustível de 90L, que proporciona maior autonomia para ir mais longe, suspensão Ride Dynamics, resistente e confortável para superar diversos desafios.

 

Segurança

Projetado para oferecer segurança na estrada e em situações off-road, o Pajero Dakar vem equipado com novo Sistema Full Airbags, que contempla duplo airbag frontal, lateral e de cortina e para os joelhos do motorista, freio ABS com EBD e BAS, estrutura RISE de absorção de impactos em caso de eventual colisão, barras de proteção laterais, coluna de direção colapsível e pedal de freio anti-intrusão, que se dobra para baixo em caso de eventual impacto frontal.

Conforto

O Pajero Dakar é um SUV robusto e confortável. Ele tem amplo espaço interno para até sete passageiros com diversas configurações de bancos, segunda fileira com bancos rebatíveis e deslizantes, e terceira fileira embutível no assoalho.

Os bancos são em couro e têm ajuste elétrico para os bancos dianteiros.

Ele também vem equipado com o sistema multimídia Power Touch com GPS integrado em português, CD, DVD* e MP3 player, porta USB com entrada para smartphones, conexão Bluetooth® e câmera de ré, que proporciona mais facilidade para estacionar.

Além disso, conta com sensores automáticos de luz e chuva, aviso sonoro de estacionamento e comandos de áudio e piloto automático integrados no volante.

Para saber mais CLIQUE AQUI

Portanto, com o fim de ano chegando, e você está pensando em trocar de carro? Prefira a Mitsubishi Dakar, é mais que um carro, ´é uma paixão, você não vai se arrepender nem por um segundo, garanto.

* Alan Alex é jonalista, editor do site www.painelpolitico.com e aficcionado pelos carros da Mitsubishi

Comentar

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – COPINHA FEMININA 2024 – Corinthians x Cruzeiro

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

RONDÔNIA

AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

RELIGIÃO

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com