Esporte

Painel Político– será que dados sobre violência em Rondônia estão corretos?

Ano passado a SESDEC não sabia informar sequer a quantidade de sequestros no Estado

Unanimidade

Por 7 votos a 0  Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acatou a tese de flagrante forjado e determinou a posse de Edwilson Negreiros na Câmara de Vereadores de Porto Velho. Um policial militar teria armado a situação, que culminou com a prisão do então candidato. O TSE determinou ainda que a corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) investigue os motivos, que levaram a Corte local a manter Edwilson fora do cargo, j´que na época, dois juízes, Juacy Loura e Herculano Nacif haviam alertado para a situação, mas foram votos vencidos.

Com isso

O jornalista Everaldo Fogaça perde o mandato, já que ele era o primeiro suplente de Edwilson. Apesar da temporariedade do mandato, Fogaça até que não fez feio, e conseguiu manter um trabalho que lhe deu certa visibilidade.

Agora

Quem deverá ficar na linha de fogo é Léo Moraes, que também tem como suplente Everaldo Fogaça. Moraes está vivendo um inferno astral devido a uma ação que tramita na justiça eleitoral em relação as eleições deste ano, por abuso de poder econômico. Mas o problema maior é que um segmento dentro da câmara está trabalhando para cassar o mandato dfe vereador de Léo por suposta quebra de decoro. Caso isso aconteça, ele fica fora tanto da câmara quanto da Assembleia, já que a cassação pode impedir que ele seja diplomado e consequentemente tome posse como deputado em fevereiro de 2015.

Falando em Léo

Ele estava sumido desde as eleições e reapareceu, ao menos no Facebook nesta quinta-feira, usando botas ortopédicas e com o tradicional “orem por mim”. Ele afirma estar se recuperando de uma cirurgia, mas ele escolheu um péssimo momento para fazer tratamento de saúde. O circo está pegando fogo e ele tem que estar por perto, do contrário corre um risco enorme de ver encerrada prematuramente, uma carreira promissora na política rondoniense.

Voltando ao julgamento

O retorno de Edwilson se deveu a atuação do advogado Nelson Canedo, que desde o princípio defendia a tese do flagrante forjado e mesmo contra todas as expectativas, conseguiu devolver o mandato que acreditava-se estar perdido.

Brutalidade

A população de Porto Velho acordou com a revelação da identidade do corpo que havia sido encontrado na quarta-feira, carbonizado, dentro de um Corolla, na BR 319, que liga Porto Velho a Humaita (AM). Tratava-se de Pedro Affonso, um jovem de 23 anos, cujos motivos da morte não foram esclarecidos ainda. Popular entre os jovens da capital, chama a atenção o método utilizado para seu assassinato. O corpo estava com as mãos algemadas nas costas, e certamente deve ter sido bastante torturado, levando em consideração que o rapaz estava desaparecido desde o meio-dia de quarta-feira, quando saiu para almoçar e não foi mais visto.

Enquanto o Brasil

Não alterar a legislação penal, vamos continuar sendo o país de bárbaros, com crimes brutais, comparados aos que ocorrem em países como México e África. Outro caso que chamou a atenção foi de um homem de 43 anos que tentou prender um ladrão, que minutos antes havia assaltado um estabelecimento onde a vítima se encontrava. No vídeo, a imagem mostra ele entregando algo ao marginal, possivelmente sua carteira. Quando o vagabundo sai, ele sai atrás e começa a lutar com o vadio, que efetua um disparo e foge na garupa de outro vagabundo. Mais uma vida que se perde na longa história de violência que atinge esse país.

Falando nisso

A SESDEC é uma verdadeira bagunça no que diz respeito a dados sobre criminalidade. Ano passado tentamos levantar dados simples, como a quantidade de sequestros ocorridas no Estado e ninguém sabia informar. Da mesma forma como ninguém sabia informar nenhuma estatística. Portanto, os dados encamainhados ao Relatório Anual da Segurança Pública tem uma grande probabilidade de estarem furados. A única instituição que consegue manter um controle sobre crimes é a Polícia Militar. A Polícia Civil, por exemplo, perdeu Iphones que haviam sido apreendidos. Ninguém sabia onde estavam, e até hoje não acharam.

Sabe o que fizeram?

Compraram um telefone novo para o pai de um dos meninos que havia tido o telefone retido na operação “Fogo de Héstia”. Perícia mesmo, não fizeram nenhuma. Então, como confiar naqueles números enviados ao anuário?

Olha essa

Tem um monte de secretários do governo achando que vão continuar no cargo a partir de 2015 e outros acreditam que conseguem voltar. Nao vão. Na verdade a maioria deverá sair e os que já foram vão continuar assim mesmo, como ex. A idéia é montar uma equipe nova, a atual já mostrou que não consegue dar conta. Vai ser um chororô danado depois do recesso de fim de ano, vai vendo.

No Brasil

O Itamaraty se mobiliza para proibir a entrada de um sujeito que diz “ensinar qualquer um a pegar qualquer mulher”, mas não se mobilizou para proibir a entrada do terrorista italiano Cesare Battisti, nem dos milhares de pedófilos que circulam pelo Nordeste anualmente, a maioria cadastrado em sistemas internacionais. Sei não, mas às vezes acho que tem alguma coisa muito errada nesse país.

Enquanto isso

Seis funcionários e ex-funconários da Petrobrás estão sendo investigados por “fortes indícios de recebimento de propina” da empresa SBM Offshore, responsável pela construção de plataformas de petróleo. Sabe qual a punição? A empresa, se e quando condenada, ficará proibida de contratar com a Petrobrás, já os funcionários, acusados de terem recebido algo em torno de U$ 30 milhões juntos, podem ser demitidos (os que ainda estão trabalhando) ou terem suas aposentadorias cassadas. Devolver dinheiro que é, nada. Ao mesmo tempo, a SBM, que é holandesa, fez uma acordo com o governo daquele país para pagar uma multa de U$ 240 milhões por ter pago propina a servidores públicos no Brasil e na África, onde ela opera, em troca de não ser processada. No Brasil, a SBM alega ter pago U$ 139 milhões em propinas. Você acha que o cara está preocupado com a cassação da aposentadoria dele? De fato, creio que o Brasil está de cabeça para baixo.

Entre em contato

Deixe sua sugestão, faça suas críticas, reclame, elogie. Temos canais de comunicação para interagir direto com você, leitor. Pelo Facebook estamos no painel.politico. Também estamos no Whatsapp no 69 9248 8911, ou ainda no email [email protected]. Visite também nosso site, e fique sempre bem informado, no www.painelpolitico.com.

Comer mais gordura pode ser bom para a saúde

Ao contrário do que diz o senso comum e os conselhos de muitos médicos dos últimos anos, comer mais gordura pode ser benéfico para a saúde. Diversos estudos recentes apontam para o fato de que certos tipos de gorduras – e não todos – podem sair da lista de “vilões”, seja para quem quer emagrecer ou evitar problemas cardíacos, afirma o médico Michael Mosley, que apresenta o programa da BBC Trust me, I’m a Doctor (Confie em mim, eu sou médico, em tradução livre). “Essas pesquisas são o tipo de notícia que faz com quem você queira jogar na pia aquele leite desnatado que você usa no seu cappuccino”, diz Mosley. Se a crença era a de que gorduras saturadas criavam coágulos nas artérias e engordavam, novas evidências mostram que consumi-las pode, na verdade, ajudar a perder peso e ser benéfico para o coração. No início do ano, por exemplo, um estudo liderado pela British Heart Foundation causou polêmica. Cientistas de Oxford, Cambrige e Harvard, entre outros, examinaram a ligação entre o consumo de gordura saturada e doenças cardíacas. Apesar de analisar o resultado de quase 80 estudos envolvendo mais de meio milhão de pessoas, eles não encontraram evidências convincentes de que comer gorduras saturadas implicava em um maior risco de problemas cardíacos.

Comentar

About the author

Gomes Oliveira

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – COPINHA FEMININA 2024 – Corinthians x Cruzeiro

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

RONDÔNIA

AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

RELIGIÃO

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese
Powered by TranslatePress