Esporte

Painel Político– “Essas instituições deveriam ter mais respeito com as autoridades”, disse preso acusado de corrupção

E mais: Funcionários de Testoni são flagrados quando iam queimar documentos fiscais da empresa

Complicando

Os promotores que estão em Ouro Preto do Oeste por conta das investigações da Operação Ludus, receberam a informação na tarde de quinta-feira, que dois funcionários de uma das empresas da família Testoni estavam indo a uma cerâmica queimar uma grande quantidade de documentos. Eles se dirigiram ao local e de fato, deram de cara com a dupla, com uma camionete cheia de documentos fiscais, na boca de um forno para tocar fogo em tudo.

Os homens

Se identificaram como funcionários da empres São Vicente, que por acaso é da irmã do prefeito Alex Testoni, Jaqueline Testoni e seu marido, Edson Vicente que foi secretário de Desenvolvimento Econômico no governo Confúcio Moura. Os documentos em questão eram do grupo Dom Bosco, de Alex Testoni. Eles foram apreendidos e estão sendo analisados. Esse episódio complica, e muito, a situação do prefeito. Sua prisão preventiva se deu exatamente para evitar que provas desaparecessem. Parece que não adiantou.

Enquanto isso

Nenhum defensor de Mosquini ou Testoni apresentou pedido de relaxamento de prisão ao Tribunal de Justiça. Como eles só podem obter habeas corpus por julgamento da Câmara Criminal, composta pelos desembargadores Oudivanil de Marins (relator), Eurico Montenegro e Gilberto Barbosa, a próxima reunião é no dia 11. Até lá eles devem permanecer onde estão.

Já viu?

A nova Pajero Dakar 2015 que está na LF Imports? Dá uma passada e confira as novas cores disponíveis. Com tanque maior, garante mais autonomia nas viagens. LF representa Mitsubishi em Porto Velho, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena. Agenda um test-drive, garanto que se você vai mudar seu conceito em relação as SUV.

Sabe de nada, inocente

“Ficou claro que há um complô formado por adversários políticos que querem desestabilizar o governador Confúcio Moura. A atuação dessas instituições nestas operações são vaidades desmedidas, espalhafatosas, midiáticas como forma de chamar a atenção da população. Fiquei preso por pouco tempo porquê não provaram minha culpa. Li todo o inquérito e não há uma prova contra a minha pessoa”. A frase é de Gilvan Ramos, ainda secretário de Finanças do Estado, preso na Operação Platéias. Ele soltou essa e outras em entrevista a uma rádio de Ariquemes esta semana.

E disse mais

“Essas instituições deveriam ter mais respeito com as autoridades”. Também declarou, “eu poderia muito bem dizer que dei 100 mil reais para um magistrado. Será que o magistrado também seria preso?”. Bom, em relação as declarações de Ramos podemos dizer o seguinte, as instituições as quais ele se refere que deveriam “ter mais respeito com autoridades” é o Superior Tribunal de Justiça, nesse caso representado pela ministra Laurita Vaz, que determinou a prisão dele e dos demais, a Polícia Federal, que cumpriu os mandados, o Ministério Público, que conduziu o processo e a Controladoria Geral da União, que auditou as contas. Será que todo esse pessoal está errado e apenas Gilvan está certo?

Completando

“Vemos que muitos veículos (de comunicação) se aliaram a esse complô contra o nosso governo. Os veículos sérios querem mesmo é divulgar as obras que temos por todo o estado. Faltou divulgar mais, mas o governador Confúcio já está corrigindo essa parte da divulgação das ações da administração. A população muito em breve, verá os benefícios que vamos levar a todos”. Será que o “corrigir” ao qual ele se refere seriam gordos contratos publicitários? À propósito, por “veículos sérios” entenda-se chapa branca.

Lá em Ouro Preto

Vereadores e a vice-prefeita apareceram e ela foi empossada nesta sexta-feira. Não se sabe como ela vai conduzir os trabalhos. Apesar das denúncias que pesam contra Testoni, um fato é irrefutável, ele conseguiu administrar como ninguém a cidade de Ouro Preto do Oeste. Reduziu custos, a cidade é bonita e organizada. Qualquer um que assumir a gestão vai ter que mostrar competência e responsabilidade. Lamentável que ele tenha se envolvido nesse lambança, talvez tenha feito por amizade, ou por proveito próprio, vai saber, mas se mostrou, de fato, um grande gestor.

Quem comemorou

A prisão de Testoni, com direito a carreata (sozinho, mas fez) foi Ronilton Capixaba, ex-deputado estadual indiciado na Operação Dominó (2006). Inimigo declarado de Alex, ele disse, “agora somos iguais. Quando ele sair da cadeia será ex-presidiário e não vai poder me acusar de ser bandido, se eu sou, ele também é”. Teve outro morador, ainda não identificado, que soltou uma caixa de rojões em frente a prefeitura.

Jogo bruto

E o PSD, presidido por Moreira Mendes agiu rápido e em nota anunciou que vai dar início ao processo de expulsão de Testoni das fileiras do partido por dois motivos básicos, o primeiro é a infidelidade partidária. Alex apoiou abertamente Confúcio Moura e Lúcio Mosquini durante a campanha, mesmo seu partido tendo candidatos próprios. E o segundo de acordo com a nota, “por sua participação, segundo o Ministério Público, na suposta organização criminosa que atuava na execução das obras do Espaço alternativo em Porto Velho”. Moreira ainda aproveitou para “recomendar à Comissão Executiva Regional a intervenção e destituição do Diretório Municipal do PSD em Ouro Preto do Oeste”.

Pessoas próximas

A Testoni afirmam que a tendência é ele renunciar ao mandato tão logo seja solto. Ainda no início desse ano, o prefeito confidenciou a amigos a vontade de ir morar em Miami (EUA) por um tempo e ele deve fazer isso.

Já o PMDB

Se faz de gato moro em relação a prisão de Mosquini. Nem o governo, nem o partido se manifestaram e parece que não está acontecendo nada. Em função da Operação Lava-Jato, Brasília está pegando fogo e a turma por lá não quer nem saber de gente enrolada em escândalos de corrupção. A prisão de Mosquini pegou muita gente de surpresa por lá, porque ele já andava na Corte como deputado. Chegou a se reunir com Michel Temmer e outras lideranças do PMDB, mas agora que caiu em desgraça ninguém quer apadrinhar. Ao mesmo tempo, a Procuradoria Geral da República foi informada da situação e se movimenta para evitar a posse. Além dos problemas criminais, (ele também é investigado por enriquecimento ilícito) Mosquini reponde a ações decorrentes da campanha eleitoral, como abuso de poder econômico e político.

Portanto

O caminho a ser percorrido ainda é longo e espinhoso. Uma provação, diriam os evangélicos.

Recorrendo

Os advogados do senador Ivo Cassol apresentaram ao Supremo Tribunal Federal (STF) opostos aos embargos de declaração. Esse tipo de medida não costuma ser muito recomendável, afinal os ministros que não nasceram ontem, sabem que se tratam meramente de protelação. A tendência é o senador pagar uma pesada multa e começar a cumprir a sentença rapidamente. Vai vendo.

Para contatos

Fale conosco pelos telefones (69) 3225-9979 ou 9363-1909. Também estamos nowww.painelpolitico.com e www.facebook.com/painel.politico e no Twitter (@painelpolitico). Caso prefira, envie correspondencia para Rua da Platina, 4326, Conjunto Marechal Rondon. Whatsapp9248-8911.

Homens fumantes são três vezes mais propensos a perder cromossomos Y

Homens que fumam são três vezes mais propensos a perder seus cromossomos Y que os não fumantes. A conclusão é de pesquisa da Universidade de Uppsala, na cidade de Uppsala, na Suécia, publicado pela revista americana “Science”, nesta quinta-feira. Uma vez que a perda desses cromossomos está associada a um maior risco de idosos do sexo masculino terem câncer, a descoberta pode ajudar a explicar o motivo de homens desenvolverem tumores e morrerem da doença em maiores proporções que mulheres e também o porquê de o fumo parece ser um fator de risco maior para eles que elas. Os cientistas analisaram dados de mais de seis mil homens, levando em conta idade, hábitos de exercício, níveis de colesterol, nível educacional e outros fatores de saúde e de comportamento. Eles descobriram que é mais comum que o cromossomo Y, importante para a determinação do sexo e produção do esperma, desapareçam das células sanguíneas fumantes em comparação com homens que nunca fumaram ou que deixaram o hábito. Esse efeito parece depender do nível de dependência do usuário. Alguns homens que pararam de fumar chegaram a recuperar cromossomos Y. Uma das explicações para isso é que a perda de cromossomos Y seja um processo dinâmico e reversível. Ainda não está claro se a perda dos cromossomos Y é a causa do desenvolvimento do câncer ou se é um indicador de danos gerais causados nos cromossomos por causa do tabagismo. Mas indica que o hábito de fumar é um fator de risco evitável para a perda de cromossomos Y. Apesar de o câncer de pulmão ser o principal tipo de tumor associado ao tabagismo, fumar é um fator de risco para outros tipos da doença, fora do aparelho respiratório, que são mais comuns em homens que em mulheres.

Comentar

Tags

About the author

Gomes Oliveira

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – CORREÇÕES DA 1º PROVA DO ENEM

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com