Nada como uma boa língua, especialmente, a brasileira. “Língua que fostes de uns e fostes de outros / Língua de continente, marinheira / Línguas de brancos, negros e ainda outros. / Que bom haver quem como nós te queira” (Ribeiro Couto).
GOVERNO OFERECE OPORTUNIDADE ÚNICA DE RENEGOCIAÇÃO DE DIVÍDAS COM O REFAZ 2025
Já é possível aos empresários aproveitar a oportunidade inédita para regularizar seus débitos fiscais. O Governo de Rondônia, levando em consideração as dificuldades da conjuntura econômica, criou o REFAZ 2025, programa especial para renegociação de dívidas de ICMS, com a redução de até 95% em multas e juros, além de parcelamento em até 180 meses- o equivalente a 15 anos. A medida procura aliviar o peso das dívidas fiscais e permitir que as empresas em débito possam se regularizar fornecendo uma chance real de reequilíbrio financeiro para as empresas com problemas. Para aderir ao programa é necessário acessar o site oficial da Sefin: www.sefin.ro.gov.br, onde se encontram as instruções para inscrição e negociação. No entanto, dada a complexidade e a importância para os negócios é recomendável o apoio de especialistas na questão como, por exemplo, escritórios de contabilidade ou contabilistas. Ou, no mínimo, procurar o apoio do Sebrae/RO ou do SIMPI/RO que podem ajudar, em especial as micros e pequenas empresas.
AUTORIDADES EXALTAM HONRARIA OUTORGADA À RANIERY ARAÚJO COELHO
O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira (15) a Medalha do Mérito Legislativo, a mais alta honraria do Legislativo Estadual, a partir de indicação do deputado estadual Alan Queiroz, pelos relevantes serviços prestados ao Estado. A solenidade foi entregue pelo parlamentar durante sessão solene no plenário do Legislativo estadual, com a presença de familiares, amigos, colaboradores e dirigentes sindicais do Sistema Fecomércio que lotaram o auditório da Assembleia. A mesa de autoridades foi liderada pelo deputado Alan Queiroz e composta pelo Vice-Governador do Estado, Sérgio Gonçalves, pelo Desembargador Gilberto Barbosa, pela advogada Josélia Valentim, pelo Procurador do MP, Edmilson Fonseca, e pela Secretária executiva de Gestão de Gastos Públicos, Euma Mendonça Tourinho. Representando o governo estadual o vice-governador, Sérgio Gonçalves, afirmou que “Raniery Coêlho tem dado uma contribuição muito importante para o nosso Estado. Estar à frente de uma instituição tão importante como o Sistema Fecomércio, certamente é um privilégio. Nestes anos, tive a oportunidade de ladear, trabalhar e lutar por uma causa comum, que foi. e é, e sempre vai ser o fortalecimento do setor comercial”. Já o Desembargador e presidente do Colégio Permanente de Corregedorias e Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil, Gilberto Barbosa, disse que “Esta Casa, cujo espaço público simboliza representação democrática e a voz da sociedade, presta hoje uma justa homenagem a uma liderança que, pela dedicação e espírito cívico, engrandece, não apenas a classe que representa, mas todo o Estado de Rondônia. A outorga da Medalha Mérito Legislativo traduz o reconhecimento do Parlamento àqueles que pelo trabalho, pela visão de futuro, contribui de maneira extraordinária par ao desenvolvimento social e econômico”.
OS DOIS LADOS DO MERCADO DE TRABALHO
O governo comemora afirmando que o Brasil vive um momento histórico com a taxa de desemprego em 5,8%, no último trimestre, mas, as coisas não são tão cor de rosa. Em 12 estados existem mais famílias sustentadas pelo Bolsa Família que empregos formais, afora os outros tipos de subsídios que estão sendo distribuídos. E as vagas criadas são relativamente poucas em relação ao mercado informal que, os indicadores apontam, é maior que o formal. Também as vagas são criadas em setores tradicionais, como Produtos de Consumo Não Alimentar (+3.196 postos) e Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo (+2.117), de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Em áreas de alta tecnologia, por exemplo, o crescimento foi baixo com somente 254 novas vagas. E com um desafio complicado: a falta de mão de obra qualificada. Para os especialistas a situação é contraditória: a imensa maioria da população está sendo sustentada pelo governo aumentando os salários de uma fatia menor que trabalha. E, para piorar a questão, falta de qualificação da mão de obra é uma realidade tanto que está havendo importação de mão de obra qualificada de países vizinhos. Assim como acontece com os jogadores de futebol estamos contratando, principalmente na área de tecnologia, os trabalhadores dos países vizinhos.
BRASIL PROJETA PRODUÇÃO RECORDE DE SOJA
A consultoria Safras & Mercado, considerando o plantio 48,8 milhões de hectares, um acréscimo de 1,4 milhão de hectares, para a safra 2025/2026, 3% a mais em relação ao ciclo anterior, elevou a estimativa de produção para 180,92 milhões de toneladas de soja, 5,3% acima da temporada passada. Confirmando-se este resultado, além de ampliar sua área de soja, o Brasil fortalece sua produção, de vez que os Estados Unidos devem reduzir sua área plantada para 33,7 milhões de hectares, uma queda de 4%, aumentando ainda mais a distância da produção entre os dois países.
COLUNA TEIA DIGITAL – AUTOR SILVIO PERSIVO
- A Opinião dos colunistas são de sua inteira responsabilidade e não reflete a posição da Folha Rondoniense


























Add Comment