Teia Digital

OS DESAFIOS E AS OPORTUNIDADES NA DISPUTA TECNOLÓGICA – Por Silvio Persivo

Eu sou meu tempo. “O tempo é a substância da qual sou feito. O tempo é um rio que me arrasta, mas eu sou o rio; é um tigre que me dilacera, mas eu sou o tigre; é um fogo que me consome, mas eu sou o fogo” (Jorge Luis Borges).

AUMENTA O TRANSPORTE DE GRÃOS VIA ARCO NORTE

O denominado Arco Norte, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), lidera o escoamento de soja para a exportação, cuja  safra registrou, em 2022/2023, uma produção de 322,8 milhões de toneladas, com grande parte deste volume destinada à exportação. Pelo sistema do Arco Norte, passaram 33,8% do total nacional da oleaginosa exportada em dezembro de 2023. Porto Velho integra o Arco Norte e os portos que operam o transbordo de grãos no Estado, registraram crescimento nas operações. Um exemplo é o Porto Organizado de Porto Velho, administrado pela Sociedade de Portos e Hidrovias de Rondônia (Soph), que, em 2023, as operações no Porto chegaram a 1,7 milhão de toneladas, sendo 1,5 milhão de grãos, com a soja sendo o carro-chefe. Este ano a expectativa é a de movimentar 2 milhões de toneladas de carga. Para 2025, a previsão é de 2,4 milhões. O Porto opera 24 horas. Agrega-se também, na capital, as operações da multinacional Cargill, que transporta produtos pelo rio Madeira, do Brasil para o mundo, através do Arco Norte. Atualmente, são transportados cerca de 2 milhões de toneladas de grãos que passam pelo Terminal e portos que prestam serviços para a Cargill em Porto Velho.

SENAI-RO OFERTA VAGAS EM 30 CURSOS

Foram abertas as inscrições para cursos básicos e técnicos gratuitos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO). Ao todo, são 1.890 vagas ofertadas às indústrias e à população em sete municípios do Estado (Porto Velho, Ariquemes, Cacoal, Jaru, Ji-Paraná, Rolim de Moura e Vilhena). Os interessados podem se inscrever preenchendo um cadastro com nome completo, e-mail, telefone, idade e curso escolhido no Portal SENAI. Estão sendo disponibilizados 15 cursos para a Aprendizagem Industrial Básica e 15 para a Aprendizagem Industrial Técnica, nas modalidades presencial e Educação à Distância (EAD). As inscrições para atendimento às indústrias vão de 6 a 27 de maio e para a comunidade, de 31 de maio a 21 de junho de 2024.   Os cursos básicos são exclusivamente para jovens de 14 a 23 anos e escolaridade a partir do 9º ano do Ensino Fundamental. Já os cursos técnicos são direcionados a jovens também de 16 a 23 anos, porém com exigência de escolaridade a partir da 2ª série do Ensino Médio

A PLATAFORMA CRÉDITO CONSCIENTE

Em um evento híbrido nesta terça-feira (30) o Sistema Sebrae, por meio do presidente nacional da instituição, Décio Lima, lança a plataforma Crédito Consciente, que oferecerá assistência aos empresários de pequenos negócios na tomada de crédito junto às instituições financeiras.  O objetivo da plataforma Crédito Consciente, que faz parte do programa Acredita, do governo federal, é ampliar a consciência e segurança dos empreendedores na obtenção de empréstimo. O Acredita é a estratégia do governo federal que reestruturou o acesso a crédito. A página Crédito Consciente vai explicar de forma didática como acessar o fundo de aval do Sebrae, que aportou R$ 2 bilhões para atender, pelo menos, 1 milhão de empreendedores que precisam de crédito assistido.

OS DESAFIOS E AS OPORTUNIDADES NA DISPUTA TECNOLÓGICA

Os tempos atuais, desde que o governo dos EUA, sob a administração de Joe Biden, ampliou a política de “America First” na indústria de semicondutores, com o ato “Chips and Science” que destina bilhões em subsídios para estimular a produção nacional, abriu uma espécie de “guerra fria” tecnológica, de vez que a China impôs tarifas altas contra produtos americanos, além de substituir a tecnologia estrangeira em seus sistemas governamentais e industriais por alternativas locais. Este tipo de estratégia de “autossuficiência tecnológica”, na prática, não é apenas de defesa como também um desafio à hegemonia tecnológica americana. Isto é muito problemático nas relações internacionais, dado que as cadeias de suprimentos globais para semicondutores são interdependentes.  Como isto também abre a possibilidade de interrupções não se descarta uma crise de abastecimento, aumento dos preços e atraso na entrega de produtos eletrônicos. Afora ameaçar a internet global e os padrões tecnológicos em esferas de influência distintas, o que pode resultar em aumento de custos e em desaceleração na inovação. De fato, a fabricação de semicondutores define o controle das tecnologias emergentes como a inteligência artificial e a computação quântica. O seu domínio influi decisivamente sobre o equilíbrio de poder tecnológico e econômico no século XXI. É no meio deste imbróglio que o Brasil dança entre os desafios e oportunidades. Há o risco de com maior volatilidade econômica até ser forçado a escolher um dos lados e será o nosso comportamento nesta nova realidade que determinará que desenvolvimento iremos ter. É certo que a independência tecnológica, a diversificação de parceiros comerciais e o investimento em pesquisa e desenvolvimento serão os fatores para evoluirmos, mas falta, acima de tudo, estratégia e uma visão clara das implicações a longo prazo da batalha pelo domínio tecnológico. E, muitas vezes, temos adotado políticas públicas que atrasam nosso desenvolvimento em relação as novas tecnologias, inclusive com medidas que tolhem nossa inserção no mercado mundial.

Comentar

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – COPINHA FEMININA 2024 – Corinthians x Cruzeiro

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

RONDÔNIA

AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

RELIGIÃO

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese
Powered by TranslatePress