Sempre tento. “Faça o que você pode fazer, como o que você tem, no lugar onde você está” (Theodore Roosevelt).
ACORDO GARANTE 5ª EDIÇÃO DO PROJETO RONDON NO ESTADO
Foi assinado um acordo de cooperação para realização da operação do projeto Rondon em 2023, na quinta-feira (8), pelo Governo de Rondônia, Ministério da Defesa – MD e gestores de municípios do Estado. A solenidade, no auditório Jerônimo Santana, do Palácio Rio Madeira – PRM garantiu a realização de ações sociais integradas que fazem parte do projeto. Esta será a quinta edição do projeto Rondon no Estado de Rondônia. O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância do projeto Rondon para fortalecer a integração nacional. Como representante do Governo Federal, o diretor do Departamento de Projetos Sociais do Ministério da Defesa, general William Georges Felippe Abrahão, que também assinou o documento, disse que “Este projeto é uma política pública estratégica que envolve governos estaduais e municipais, instituições de ensino e Forças Armadas”. Com o acordo a nova edição da Operação Rondon será feita em 12 municípios rondonienses: Alta Floresta d’ Oeste; Alto Alegre dos Parecis; Castanheiras; Costa Marques; Nova Brasilândia D’Oeste; Novo Horizonte do Oeste; Parecis; Presidente Médici; Primavera de Rondônia; Santa Luzia d’Oeste; São Felipe D’Oeste e Seringueiras.
VARANDA CRIATIVA MELHORA CADA VEZ MAIS
Alcançando cada vez mais sucesso a Feira de Artesanato Varanda Criativa, que está sendo feita está em domingos, no estacionamento da Clínica de Olhos CEOF, na avenida Calama, 2264, das 10h às 20h, em Porto Velho. Embora tenha como atração um artesanato variado, afinal são mais de meia centena que expõem seus talentos, é, no segmento gastronômico, que a Varanda Criativa tem se destacado com uma variedade que vai dos lanches a pratos típicos da cozinha regional. A pipoca, Picop, por exemplo, é excelente. E a feira também conta com a Kombi da Cervejaria Louvada. Outra atração, para as crianças, é o Pula-Pula da Lizete Diversões. Aliás, a Lizete Diversões (69) 99374,4865, oferece para reuniões e festas também tobogã, jogos de mesas, algodão doce e pipoca.
UNIR BUSCA AMPLIAR ABRANGÊNCIA COM UNIVERSIDADES BOLIVIANAS
A comunicação da UNIR divulgando que a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propesq) da UNIR realizou, no mês de maio, uma missão institucional nas cidades de Guajará-Mirim e Guayaramerín, na fronteira Brasil-Bolívia. O objetivo foi divulgar os cursos e Programas de Pós-Graduação (PPG) que a universidade oferta gratuitamente, visando o estabelecimento de parcerias e ações para internacionalização da universidade. Com isto o diálogo foi realizado tanto com pesquisadores da própria UNIR que atuam na região de fronteira, como como professores e pesquisadores bolivianos vinculados à Universidad Autónoma del Beni José Ballivian. O pró-reitor da Propesq, que esteve na missão realizada na fronteira boliviana, professor Artur de Souza Moret, explicou que a aproximação Brasil-Bolívia-Peru faz parte de um processo de internacionalização da UNIR que visa formar pesquisadores fora do território brasileiro. Além do pró-reitor, também foram na missão a diretora de Pós-Graduação da UNIR, professora Maria Madalena Cavalcante, e os coordenadores de Pós-Graduação, Alan Prazeres, e do Programa de Iniciação Científica (Pibic), Mina Danae Franco Gomes. Na agenda se reuniram com os docentes do Campus UNIR de Guajará-Mirim para ouvir as demandas dos pesquisadores e incentivar a submissão de projetos de iniciação científica, assim como o fomento das condições para a criação de propostas de novos programas de pós-graduação stricto sensu e cursos lato sensu.
VAREJO DO AMAZONAS TEVE O MELHOR RESULTADO NO PAÍS EM ABRIL
O varejo do Estado do Amazonas teve o melhor resultado do país na variação mensal das vendas de abril. A elevação de 4,4%, ocorreu com a Páscoa e as compras antecipadas para o Dia das Mães. O aumento conseguiu repor as perdas de março (-3,7%), mas, ainda foi menor 2% que o mesmo mês 2021. Na média nacional, as altas respectivas foram de 0,9% e 4,5%, e o maior impulso veio dos setores de móveis, eletrodomésticos, vestuário e calçados. No primeiro quadrimestre de 2022 o comércio amazonense já acumulou uma expansão de 9,3%. Rondônia, em abril, cresceu 3,4% também bem acima da média brasileira.
O QUE NÃO É NOTICIA OU TENTA SE ESCONDER
Gostaria que os que vivem apregoando que os preços dos combustíveis, no Brasil, estão altos fossem discutir com o presidente do Instituto Brasileiro do Petróleo e do Gás (IBP), Eberaldo Almeida Neto, que disse a jornalistas na última sexta-feira (10) que os preços do diesel e da gasolina no país estão defasados em relação às cotações do mercado internacional. Segundo ele, a Petrobras tenta seguir os preços internacionais, porém, hoje, acumulou uma diferença a menor de 17% em relação aos preços praticados no exterior e que com os preços descolados do mercado, como o país depende da importação, caso não se corrija pode trazer problemas futuros ao abastecimento, de vez que somos dependentes do petróleo externo.
AUTOR: SILVIO PERSIVO – COLUNA TEIA DIGITAL
- A opinião dos colunistas colaboradores são de sua inteira responsabilidade e não reflete necessariamente a posição da Folha Rondoniense
Add Comment