Noticias

Número de mortos em terremoto ultrapassa 310

Equipes de resgate enfrentam dificuldade para alcançar zonas afetadas pelo terremoto

CABUL – As forças de resgate e segurança do Paquistão e do Afeganistão enfrentam o desafio de alcançar áreas isoladas que foram danificadas pelo efeito do terremoto de magnitude 7,5 na escala Richter que atingiu a região sul-asiática na segunda-feira. Os países intensificaram esforços para chegar aos locais mais remotos em meio aos destroços e deslizamentos de terra. O número de mortos ultrapassou 310 segundo autoridades, com 237 vítimas no Paquistão e 80 no Afeganistão, segundo autoridades dos países.

O Paquistão enviou equipes aéreas para supervisionar os locais afetados e times via solo para limpar destroços e resgatar possíveis vítimas nas regiões mais isoladas do país. As autoridades recorrem a helicópteros para transportas mantimentos às vítimas e agentes do Exército tentam restaurar as linhas de comunicação interrompidas por causa de deslizamentos de terra.

No Afeganistão, voos de vigilância foram enviados para avaliar os danos e transportar refeições prontas, remédios, cobertores e tendas à região de Chitral, que foi severamente afetada, informou o jornal inglês.

— Muitas cidades em circunstâncias normais são a uma ou duas horas nas estradas apropriadas — afirmou Arif Noor, diretor paquistanês do grupo internacional de ajuda humanitária Mercy Corps, à CNN. — Alcançar essas pessoas e ajudá-las a sair será o maior desafio.

Na manhã desta terça-feira, a Organização de Trabalho nas Fronteiras, braço administrativo do Exército paquistanês havia liberado 27 dos 45 deslizamentos de terra que ocuparam partes da estrada de Kakakorum, principal estrada internacional do Paquistão, que liga o país à China, segundo o jornal “The Guardian”.

As autoridades paquistanesas afirmam que não há necessidade de ajuda internacional para lidar com o disastre. No entanto, a expectativa é que o número de vítimas e feridos aumente à medida que as equipes alcancem áreas mais isoladas. O primeiro-ministro paquistanês afirmou que um pacote de medidas seria anunciado após avaliação dos danos.

— O governo é suficientemente capaz de resgatar e reabilitar os afetados pelo terremoto e todo esforço será feito para ajudar os cidadãos em dificuldade — disse o premier Nawaz Sharif, em visita ao distrito de Shangla, onde ao menos 38 morreram.

Inayatullah Khnan, ministro do governo local da região de Khyber Pakhtunkhwa, afirmou que recebeu “más notícias” das regiões do alto Chitral, Dir e Shangla.

— Os agentes distritais dessas áreas informaram que há muitas vilas e prédios totalmente destruídos — disse ele, segundo o “The Guardian”. — Estamos tentando fazer nosso melhor usando todas as instalações que temos e já enviamos ambulâncias móveis com todo material hospitalar para o alto Dir.

DIFICULDADES NO AFEGANISTÃO

O Afeganistão, no entanto, afirmou que enfrenta maiores dificuldades com relação a suprimentos e o governo pediu ajuda a agências humanitárias internacionais. Ao menos 74 mortes foram confirmadas e centenas ficaram feridos, com relatos vindos de 34 províncias do país. Segundo o primeiro-ministro do país, Abdullha Abdullah, ao menos 4 mil casas e prédios foram destruídos ou danificados.

— Não temos comida suficientes e outros apoios — afirmou Abdul Habib Sayed Khil, chefe de polícia na província de Kunar, onde 42 mortes foram confirmadas. — Tivemos quatro dias de chuva e faz muito frio.

O grupo insurgente do Talibã pediu urgência às organizações humanitárias na entrega de suprimentos de emergência. A presença dos milicianos no país pode representar insegurança em certas áreas, mas os talibãs, que lutam contra o governo afegão, indicaram que não vão atrapalhar os esforços de ajuda.

“O Emirado Islâmico convoca conterrâneos e organizações de caridade a não reter comida, material médico e abrigo às vítimas”, declarou o grupo em mensagem de apoio às vítimas, usando o nome formal. “(O Talibã) Ordenou que os mujahideen nas áreas afetas forneçam ajuda total”.

 

 

Fonte: oglobo

 

Comentar

Tags

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – TRANSMISSÃO FINAL DO RONDONIENSE 2025 – Gazin Porto Velho x Guaporé -16/04/25 ás 21h

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

RONDÔNIA

AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

RELIGIÃO

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese
Powered by TranslatePress