Porto Velho registra 1º caso neste domingo (21/11)
Neste domingo (21/11) Porto Velho registrou 1º caso de Gastroenterite Viral mais conhecido também como ” Gripe do Estômago”. A paciente é uma mulher que parentes pediram para não divulgar seu nome e o local que está internada em um dos hospitais da capital.
O contágio da Gastroenterite Viral em geral ocorre de uma pessoa para outra através de contato próximo, ou tocando objetos e superfícies de uso comum. Comer comida preparada por alguém com o vírus que está com as mãos sujas pode ser uma fonte de infecção.
Os sintomas frequentes são náuseas, Vômitos e Diarreia, que podem ser acompanhados por Febre, dor abdominal e anorexia. A Gastroenterite Viral é a causa mais comum de Gastroenterite Aguda nos EUA e no mundo.
A transmissão direta de pessoa para pessoa é responsável pela infecção de maioria dos casos esporádicos.
O tratamento da Gastroenterite envolve muito repouso e reposição de líquidos com sais de reidratação oral ou Soro Caseiro, água e água de coco. A alimentação deve ser leve e de fácil digestão para oferecer os nutrientes necessários sem provocar vômito ou diarréia.
Dependendo da bactéria que está envolvida na infecção intestinal, os antibióticos geralmente mais prescritos são amoxicilina, ciproflocaxina, doxiciclina e metronidazol.
O caso ainda não foi confirmado pela Sesau (Secretária Estadual de Saúde) e pela Semusa (Secretária Municipal de Saúde de Porto Velho/RO), A redação do jornal abre espaço para manifestação de ambas as secretárias de saúde comentarem sobre o assunto.
AUTOR/FONTE: MÁRCIO MARTINS – FOLHA RONDONIENSE
Add Comment