Plantio dentro do período ideal e condições climáticas favoráveis podem garantir uma safra de milho de 25 milhões de toneladas para o Estado de Mato Grosso
Esses são os novos números do Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) para a safrinha de 2017. A previsão anterior do órgão era de 23,3 milhões de toneladas.
Os novos números da safra vêm de aumento de área e de produtividade. O Imea prevê, agora, uma área de 4,42 milhões de hectares para o cereal na safra 2016/17. Se concretizado, esse espaço crescerá 4,13% em relação ao da safra deste ano.
O crescimento da área de milho ocorre devido às boas condições climáticas durante o plantio da soja, o que permite que o milho safrinha seja semeado dentro do período ideal. Na safra anterior, quando houve atraso no plantio da soja, pelo menos 40% das lavouras de milho foram semeadas fora do período ideal.
Com isso, condições climáticas adversas e colheita postergada derrubaram a produção do Estado para apenas 18,9 milhões de toneladas.
A produtividade média por hectare da nova safra está prevista em 96,7 sacas por hectare. Na anterior, devido ao clima, ficou em apenas 74,2 sacas.
Fonte: Folha de S. Paulo
Add Comment