Presidente Nacional da OAB defende uma verdadeira reforma política
O presidente ressaltou que esta pauta vai garantir a extinção do financiamento empresarial para candidatos e partidos e também a criação de um sistema transparente de votação em candidatos políticos. Além disso, o presidente nacional da OAB falou sobre duas reformas necessárias para a classe advocatícia.
.
.
Alternância de poder
É o nome dado a um conceito relacionado diretamente ao de democracia, que condena a perpetuidade de dirigentes políticos no poder, pois tal fato desvirtuaria o caráter de um governo popular. É graças à adoção de um sistema democrático que pessoas no mundo todo têm o direito de participar da cena política local, de debater e decidir projetos. A participação na vida democrática serve ainda para alimentar outros conceitos modernos, como liberdade de expressão, dignidade humana e direito de defesa.
A opção pela alternância do poder contribui para a moralização e a consolidação da democracia, que prevê um sistema político que busca políticas públicas que beneficiem a sociedade, priorizando as necessidades do povo.
Fim da reeleição
O cientista político Humberto Dantas discorda. “A reeleição é um instituto razoável em países que têm o presidencialismo. É razoável porque dá oportunidade ao eleitor para avaliar o mandato que
têm o presidencialismo. É razoável porque dá oportunidade ao eleitor para avaliar o mandato que está em curso.” Em sua opinião, o principal problema é o uso da máquina em beneficio das campanhas. “E isso vai acontecer, com reeleição ou não.”
Porém, no Brasil, no nosso atual contexto, de um poder totalmente corrompido, a reeleição ficou perniciosa e prejudicial. É ruim para o país”. “O eleito faz tudo para manter o poder. Gasta uma fortuna para se reeleger. Nesse sentido, no Brasil, neste instante, nós entendemos que não vale a pena.”
.
OAB contra a corrupção
A OAB é uma instituição que tem um histórico de lutas ao combate a corrupção, um mal que assola o nosso país, as lutas estão dando resultados, as instituições cada vez mais forte investigam e punem malversadores do dinheiro público.
Corrupção em Rondônia – DELAÇÃO de BATISTA
O Governador não se manifestou sobre o que foi noticiado na delação, gerando com isso descontentamento a todos, estamos diante do maior caso de corrupção desde a criação do estado.
ELEIÇÕES 2014 x PESQUISA I
pesquisa IBOPE publicadas nas vésperas das eleições deveriam ser proibidas, pois induzem o eleitorado, pelo chamado voto válido, trazendo prejuízos para a democracia é uma VERGONHA.
ELEIÇÕES 2014 x DEBATE I
O último debate na Tv RONDÔNIA, foi o melhor debate dessa eleição, o candidato Expedito Júnior saiu vitorioso, pois mostrou que o candidato à reeleição, não veio a público explicar o caso de corrupção em seu Governo na Operação da Polícia Federal Termópilas onde o Ex Secretário Adjunto Batista da Saúde e o Assessor Especial Rômulo foram presos.
Outro ponto importante foi quando o candidato Expedito Júnior falou do descaso do candidato a reeleição com a Cultura, pois teria acabado com a SECEL, Duelo das Fronteiras, Flor do Maracujá, Expovel e diversos outros eventos não tiveram apoio do atual Governo.
ELEIÇÕES 2014 x DEBATE II
A questão central foi a falta de repasse do atual Governo com a entidade Santa Marcelina, entidade essa mantida pelas Irmãs Marcelinas que tem mais de sessenta anos de existência e trezentos funcionários, pegou mal a resposta do candidato a reeleição por ter parecido ele ter insinuado que as Irmãs Marcelinas não estavam corretas.
Com as declarações do candidato a reeleição alguns populares e funcionários indignados com o Descaso do atual Governo, fizeram um ato de protesto na BR 364.
.
ELEIÇÕES 2014
O que tudo indica o candidato à reeleição terá muitas dificuldades para ser reeleito por erros crucias em sua campanha, inicialmente na convenção com a distribuição de comidas, depois em relação ao caso de corrupção no Governo com a Operação da PF que não foi explicado, o descaso com a cultura, o uso imoderado da máquina estatal desequilibrando o pleito eleitoral, a manutenção no cargo de pessoas envolvidas na Operação da PF entre outras coisas.
O discurso da alternância no poder para oxigenar a democracia criou um sentimento de mudança no Brasil e em Rondônia, tudo indica que haverá renovação geral, agora é esperar para ver se o eleitor entendeu o movimento que levou milhares de pessoas as ruas contra a corrupção ano passado.
Breno Mendes é Advogado, membro da comissão de assuntos legislativos da OAB/RO, membro fundador do IDERO, especialista na área criminal e eleitoral. https://www.facebook.com/MENDESESADVOGADOS
Add Comment