Teia Digital

Muito justa a homenagem da Assembleia Legislativa de Rondônia ao Secretário de Saúde Williames Pimentel- por Silvio Persivo

São uma fraude, meu bem. “As esperanças são como as estrelas: brilham, mas não trazem luz; lindas, mas, ninguém as alcança” (Coelho Neto).

USINA DE JIRAU FOI INAUGURADA

Não se pode deixar de registrar a inauguração, realizada ontem (16) da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau, a terceira maior geradora de energia do país e a 17ª do mundo. A Usina, composta por 50 turbinas, distribuídas em duas casas de força, com capacidade instalada de 3.750 megawatts (MW) e garantia física de 2.205,1 MW, produzirá energia suficiente para atender mais de 40 milhões pessoas.  A Energia Sustentável do Brasil S.A (ESBR) é a concessionária da Usina Hidrelétrica Jirau. A concessão da empresa tem uma duração prevista de 35 anos. A Licença de Instalação da UHE Jirau foi concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis em junho de 2009. Em outubro de 2012, a Usina obteve a Licença de Operação e iniciou a geração de energia em setembro de 2013, contribuindo com o Sistema Acre-Rondônia e com todo o país através do Sistema Interligado Nacional.

KANINDÉ, 24 ANOS DE ATUAÇÃO EM DEFESA DOS POVOS INDÍGENAS

A Kanindé está completando 24 anos em defesa do meio ambiente e dos direitos dos povos indígenas. É uma longa trajetória não só em Rondônia, mas, em várias regiões da Amazônia e com projetos com parceiros e de repercussão internacional. Para comemorar a data, será inaugurada uma quadra poliesportiva de tamanho oficial na sede da entidade e realizado também o IV Encontro dos Corredores Etnoambientais, com a presença de mais de 120 lideranças indígenas de todo o país. O evento se estende até o dia 21 e terá ampla programação. Na abertura, no dia 18, acontecem apresentações de danças tradicionais indígenas, campeonato de arco e flecha e várias atividades e homenagens durante todo o dia. O evento se estende de 18 a 21 de dezembro, no Centro de Cultura e Formação Kanindé, Estrada Areia Branca, km 14, em Porto Velho. Maiores informações com Ivanete Bandeira, celular 99984 8908.

 HOMENAGEM JUSTA

O deputado estadual Ezequiel Junior foi o autor da proposta de conceder a Medalha do Mérito Legislativo ao atual secretário de saúde do Estado,  Williames Pimentel de Oliveira, pelos relevantes serviços prestados em favor de Rondônia. De fato Pimentel, um rondoniense de  Porto Velho, que já havia sido homenageado como um dos melhores gestores de saúde no Brasil, merece por ter melhorado muito a gestão da saúde tanto municipal (Porto Velho), quanto estadual. Quem entende de administração pública sabe a dificuldade de gerir a área de saúde e obter eficiência. Neste sentido, a homenagem a Pimentel deveria também ser estendida a um punhado de outros auxiliares seus que trabalham ininterruptamente, e de forma anônima, pela população. Sei que farei grandes injustiças por não citar outros nomes, mas, são os que conheço mais e são símbolos de dedicação, como o  Carlos Eduardo Araújo e a médica Stella Zimmerli, que amam o trabalho que fazem e dão o melhor de si mesmo em condições nem sempre satisfatórias. Meus parabéns à iniciativa do deputado.

CENTENAS DE ANIMAIS DEVOLVIDOS À FLONA TAPAJÓS

O Zoológico das Faculdades Integradas do Tapajós (ZOOFIT/UNAMA), junto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e 4º Grupamento de Bombeiros Militar  realizaram, na quarta-feira (15), a soltura de 351 animais. Eles agora voltam para os seus habitats naturais, a Floresta Nacional do Tapajós (Flona Tapajós). Este tipo de atividade é realizada com os animais aptos a serem devolvidos para a mata nativa depois deles passarem pelos procedimentos médicos veterinários e biológicos. Todo o processo de readaptação dura em torno de três a seis meses, de acordo com o estado clínico. Entre as espécies soltas estavam 28 Jacareís Tingas; 81 Jabutis Pata Vermelha; 11 Jacareís Coroa; 06 cágados de Barbicha; 100 Tartarugas; 04 Pitiús; 89 Tracajás; 26 Aperema; 01 Onça Jaguatirica; 01 Preguiça Real e 05 Marrecos. A ação da reintrodução na natureza durou cinco horas e meia do zoológico.  Para o  especialista em anfíbios e répteis, o herpetólogo do curso de Biologia da FIT/UNAMA,  Hipócrates Chalkidis, a ação de soltura é extremamente benéfica, porque se trata de animais com estado de saúde atestado por veterinários do zoológico, especialmente nos primeiros cuidados, nas avaliações clínicas. A  Floresta Nacional do Tapajós tem um banco de dados com informações sobre fauna e nos permite dizer que lá foi o melhor local para fazer esta soltura. O Projeto do ZOOFITUNAMA trabalha na recuperação de animais desde 1993, a partir da necessidade de abrigar de forma adequada os animais da fauna e flora amazônica que chegavam para estudos no curso de Ciências Biológicas das Faculdades Integradas do Tapajós (ZOOFIT/UNAMA). Inicialmente, o zoológico estava instalado na área da faculdade, mas atualmente ocupa uma área de 147 hectares, cedida em comodato pelo 8º Batalhão de Engenharia e Construção (8ºBEC) e tem em seu ambiente mais de 300 espécies identificados entre aves, mamíferos e répteis.

 EXECUÇÃO GOVERNAMENTAL DE PROJETOS DE TRANSPORTES PÚBLICOS É DEFICIENTE

O estudo ‘Transporte & Desenvolvimento: Transporte Metroferroviário de Passageiros’, da Confederação Nacional do Transporte (CNT), informa que, de 2010 a 2015, a população nas cidades analisadas cresceu cerca de 6,2%, enquanto a malha metroferroviária foi expandida em 6,7%, pouco quando comparado à frota dedicada ao transporte individual que teve uma alta de 24,5% nos últimos cinco anos. O que tem provocado grande concorrência nas vias e congestionamento. Para a CNT há uma dificuldade na execução de investimentos públicos para expansão do sistema. Em 2015, o governo federal gastou somente 26,2% dos recursos autorizados nos Estados que possuem sistemas metroferroviários. Ou seja, cerca de R$ 800 milhões de um montante de R$ 3,04 bilhões. O dado indica uma imensa falha entre o planejamento dos investimentos em infraestrutura de transporte e a execução governamental.

Comentar

About the author

Gomes Oliveira

1 Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • O GOVERNADOR CONFÚNCIO MOURA, DISSE QUE RONDÔNIA É UM ESTADO MUITO ILUMINADO, TUDO BEM PODE ATÉ SER, MAS TAMBÉM MUITO CHEIO DE CORRUPTOS.TEM CORRUPTOS EM VÁRIOS CARGOS.

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – CORREÇÕES DA 1º PROVA DO ENEM

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com