É melhor fazer dano acompanhado. “Posso fazer-te muito dano. Então, nós faremos danos juntos” (Damián Alex Mirez).
MINISTRO DO TURISMO VISITOU FORTE PRINCÍPE DA BEIRA
Rondônia recebeu, na sexta-feira (2), a visita do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, que esteve visitando o Real Forte Príncipe da Beira, em Costa Marques. O Forte está localizado às margens do Rio Guaporé, na fronteira do Brasil com a Bolívia e é a maior fortaleza portuguesa na América Latina com inegável valor histórico e turístico. Segundo o ministro, que foi acompanhado pelo governador Marcos Rocha, “O nosso Governo vai olhar com outros olhos para cá, para que a gente consiga aproveitar da melhor forma possível, recuperando este lugar e gerando assim emprego e renda para toda a população”, afirmou. A visita do ministro faz parte da busca pela retomada do turismo como eixo estratégico para o fomento da economia rondoniense. Numa reunião com lideranças do setor o ministro prometeu dar apoio ao pedido de liberação de recursos do Fundo Geral de Turismo (Fungetur), que pode trazer o estímulo que Rondônia precisa para a retomada do turismo, principalmente em relação à pesca esportiva.
SUPERA RONDÔNIA OFERTA RECURSOS PARA O TURISMO
O Fungetur é uma linha de crédito de capital de giro para às empresas do setor de turismo. O limite de financiamento é de até R$ 30 milhões e o prazo para pagar é de até 60 meses, incluindo carência de até 12 meses. Este limite depende da disponibilidade de recursos do Fundo e a empresa precisa ter registro no Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), que é responsável pelo cadastramento de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo. Aos empresários do setor em uma rodada de negócios foram apresentadas linhas de crédito através do Fundo Geral de Turismo (Fungetur) e do Programa de Apoio às Micros e Pequenas Empresas e do Empreendedores de Pequenos Negócios do Estado de Rondônia (Proampe-RO), visando o fortalecimento econômico e turístico do Estado. As linhas de crédito, segundo as palestras realizadas no I Workshop Supera Turismo, tiveram um repasse de R$ 1,2 bilhão pelo superintendente executivo de Governo da Caixa Econômica Federal (CEF) em Rondônia, Jhony Wesley Silva, para a concessão de empréstimos, por meio do Fungetur. Em relação ao Proampe, o investimento para o novo empreendedorismo do turismo é de até R$ 30 mil reais podendo ser parcelado em até 36 vezes, com carência de até seis meses para pagar a primeira parcela. A vantagem é a taxa de juros composta pela SELIC + 1,25%. Trata-se, como se percebe, de recursos do microcrédito.
VACINAS APLICADAS EM RONDÔNIA SE APROXIMAM DE 700 MIL DOSES
O Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulgou um balanço, referente aos casos de covid-19 no Estado, informando que 522.601 pessoas já tomaram a 1ª Dose e a 2ª Dose já foi completada por 165.802 pessoas num total de doses aplicadas de 688.403, o que representa 78,6% das 876.108 vacinas recebidas. Foram constatados 249.547 casos, com 6.173 mortes e 235.879 recuperados até o último domingo (04 de julho).
MAIS DE DOIS MILHÕES RECEBERAM VACINAÇÃO NO AMAZONAS
A FVS-AM-Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, com base na Prefeitura de Manaus e informações das cidades do interior do Estado, divulgando que já foram aplicadas mais de 2 milhões de vacinas contra a Covid-19, sendo que 1.456.674 pessoas receberam a primeira e 544.399 completaram a imunização. Mais este número pode ser maior ainda, pois, pelo menos, 25 dos 62 municípios amazonenses deixaram de repassar os dados sobre a vacinação contra o novo coronavírus.
SETOR DE HIGIENE PESSOAL CRESCE 5,7% NOS QUATRO PRIMEIRO MESES DE 2021
Com mais vacinação e a ampliação da abertura do comércio na maior parte das cidades brasileiras, em especial em abril, a performance do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos no 1º quadrimestre de 2021, segundo. o Painel de Dados de Mercado da Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) teve uma alta de 5,7% em vendas ex-factory (líquido de impostos sobre vendas), em relação ao mesmo período do ano anterior. O segmento de perfumaria apresentou a melhor performance, atingindo alta de 22% em vendas ex-factory no 1º quadrimestre, quando comparado com o mesmo período de 2020. O mais significativo destaque, a perfumaria feminina, teve um crescimento de 26% no 1º quadrimestre de 2021, contra 15% da perfumaria masculina. Ações promocionais e datas comemorativas, como o Dia das Mães, contribuíram para impulsionar o consumo deste segmento no período, assim como a cultura brasileira de se perfumar como ato de promoção de bem-estar. O segmento de produtos de higiene pessoal fechou o 1º quadrimestre com alta de 11,4% em vendas ex-factory (na comparação com o mesmo período de 2020). Entre as categorias que tiveram melhor desempenho estão as de produtos relacionados ao banho, hábito reforçado no dia a dia dos brasileiros. No 1º quadrimestre de 2021, a categoria de sabonetes obteve uma alta nas vendas de 23%; a de shampoos +2% e condicionador +1%, todos dados em vendas ex-factory, em comparação ao mesmo período de 2020.
AUTOR: SILVIO PERSIVO – COLUNA TEIA DIGITAL
- A opinião dos colunistas colaboradores são de sua inteira responsabilicidade e não reflete necessariamente a posição da Folha Rondoniense
Add Comment