Noticias

Ministério da Saúde tenta se antecipar à disparada da Ômicron

Secretários estaduais serão ouvidos sobre medidas excepcionais, como redução da quarentena para agentes de saúde

O Ministério da Saúde tenta se antecipar à eventual explosão de casos de contágio pela variante Ômicron do coronavírus e seu impacto sobre o sistema de saúde. A equipe de Marcelo Queiroga prepara um conjunto de medidas emergenciais a serem apresentadas aos secretários de saúde dos estados para tentar prevenir episódios de colapso do sistema, como o ocorrido em Manaus, em dezembro de 2020, na gestão Pazuello.

O pacote deve ser apresentado aos secretários estaduais do Conass em reunião na semana que vem, caso as medidas obtenham o aval da área técnica e também do Planalto. As ações são inspiradas na experiência internacional, particularmente a americana. Os Estados Unidos enfrentam a maior explosão de casos da Ômicron em todo o mundo.

Uma das medidas adotadas pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, o CDC, foi mencionada nesta manhã por Queiroga: a redução, em caráter emergencial, do prazo de quarentena para profissionais de saúde da linha de frente com suspeita de contágio pela cepa Ômicron.

Os assintomáticos tiveram a quarentena reduzida de dez para sete dias, em 23 de dezembro. Para aqueles que não apresentem febre pelo período de 24 horas, a quarentena ficou reduzida para cinco dias. “A mudança ocorre após a ciência demonstrar que a maioria dos casos de transmissão da Sars-CoV-2 acontece no início da infecção, geralmente entre o primeiro e o segundo dia antes dos sintomas e de dois a três dias depois”, justificou o órgão de controle americano.

Entre alguns secretários de saúde municipais, a medida é recebida com cautela, mas admitida, em casos emergenciais. “Adotaríamos apenas em caso de falta de funcionários”, declara Daisson Trevisol, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina.

FONTE: R7.COM

COMPARTILHE

TV FOLHA: Lançado Livro sobre Teorias de Desenvolvimento dos autores Silvio Persivo & Vinícius Dantas Silveira (In Memorian)

ESPAÇO EMPRESARIAL

    PUBLICIDADE

    PUBLICIDADE

    CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

    CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

    COLUNISTAS

    RESENHA POLITICA

    TEIA DIGITAL

    ENTREVISTA

    RONDÔNIA

    AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

    RELIGIÃO

    PUBLICIDADE

    WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com