Teia Digital

METADE DOS QUE RECEBEM 13º VÃO COMPRAR PRESENTES -Por Silvio Persivo

Tentar é sempre preciso. “Como um pássaro no fio, um bêbado no coral noturno, tentei ser livre à minha maneira” (Leonard Cohen).

MAIOR PRODUÇÃO DE SOJA DE RONDÔNIA ESTÁ NO CONE SUL

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Rondônia, prevê um  aumento da produção de soja entre 8,4% e 11,6% em relação à última safra. Já a produção brasileira deve crescer entre 6,7% e 9%. A soja é o segundo produto mais exportado pelo estado, tendo movimentado US$ 274,9 milhões entre janeiro e outubro deste ano. Na última safra, foi plantada soja em 234,54 mil hectares no estado, produzindo 765 mil toneladas. Para a safra 2016/2017, a previsão é que sejam produzidas entre 829,5 mil toneladas e 853,7 mil toneladas em cerca de 260 mil hectares. A produtividade rondoniense é maior que a média nacional. Na safra 2015/2016, Rondônia produziu em média 3,02 mil quilos por hectare. Já a média brasileira foi de 2,87 mil quilos por hectare. Segundo dados da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), os seis municípios com as maiores áreas destinadas à produção de soja estão localizados no Sul do Estado, sendo Vilhena (43.963 ha), Corumbiara (39.415 ha), Pimenteiras do Oeste (26.972 ha), Cerejeiras (26.417 ha), Chupinguaia (23.898 ha) e Cabixi (21.657 ha).

AVALIAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), criado em 2012, pelo Governo Federal, pretende que todas as crianças sejam alfabetizadas, até os oito anos de idade, com a expectativa de atingir esta meta até 2024. A Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), apontou, em 2015, como resultado da prova aplicada aos alunos do 3° ano do Ensino Fundamental, que 22,21% das crianças só desenvolveram a capacidade de ler palavras isoladas, 26,67% não tinham aprendizagem considerada adequada. Já para os conhecimentos de matemática, este índice foi de 57,5%. A avaliação contempla três áreas: leitura, escrita e matemática. Rondônia está em segundo lugar na região Norte entre os estados com melhores notas na ANA , segundo a coordenadora estadual Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em Rondônia, Sandra Sara Antunes.  Este desempenho foi motivo de comemoração ontem, segunda-feira (14), Dia Nacional da Alfabetização. No último relatório do Ministério da Educação, a região Norte aparece apenas com 4% dos estudantes classificados no nível 5 em habilidade na escrita, porém 39% alcançaram o nível 4. Rondônia teve apenas 3% no nível 5 e 57% no nível 4.  Quanto à leitura,  a maioria  dos estudantes rondonienses (39%) alcançou apenas o nível 3, outros 31% o nível 4 e apenas 8% o nível 5.  No Estado, mais de 10 mil alunos estão matriculados no 1°, 2° e 3° ano do Ensino Fundamental. Este ano  a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), está sendo aplicada desde ontem (14) até o dia 25 de novembro

OUROMAKI-SUSHI BAR E TEMAKERIA

Um local de qualidade que indico para uma boa comida japonesa é o Ouromaki-Sushi Bar e Temakeria, 10ª Avenida, 4145, no bairro Rio Madeira. É um local bem localizado, agradável, com estacionamento fácil e, de quebra, com o atendimento do Francisco, que é de uma gentileza e atenção incomum, quase familiar. Os sunshimans são o Cardoso e o Wesley. Tenho tido maior contato com o Cardoso que, além do sushi, faz um Hot Philadélphia Especial que é um primor. O ceviche também é muito bom assim como o bolinho de bacalhau. Só lembrando que lá somente funciona das 18:00 horas até a meia-noite e que faz entrega pelo telefone (69) 3222.7409.

CIDADANIA ONLINE

A Rede Mobilizadores oferecendo, de 21 a 25 de novembro, uma oficina online e gratuita Cidadania na Prática. As inscrições podem ser feitas, de 14 (ontem) a 18, no emdereço www.mobilizadores.org.br/inscreva-se.

INQUIETANTE

Um sinal dos problemas de nossa época é, sem dúvida, o fato de que o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) realiza, de 15 a 18 de novembro, na sede do CFC e no hotel Royal Tulip, em Brasília, a Assembleia Anual da Federação Internacional de Contadores (Ifac). Até aí tudo bem, mas, um dos temas a ser tratado no evento é o atual código de ética da Ifac, o qual prevê algo, no mínimo, insólito na relação prestador de serviços/cliente: a de que o profissional da contabilidade informe aos órgãos competentes descumprimentos de leis e regulamentos de seus contratantes. O interessante é que a Receita Federal quis introduzir isto à força nas leis e houve grande resistência da classe, da mesma forma quando, em alterações das leis estaduais do ICMS. A relação contador/empresário, ao meu ver, é semelhante a de advogado e cliente.

METADE DOS QUE RECEBEM 13º VÃO COMPRAR PRESENTES

Uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em todas as capitais revela que cinco em cada dez brasileiros que vão receber 13º sálario (52,9%) usarão ao menos parte do valor para fazer as compras de Natal, sendo que 10,8% pretendem gastar todo o valor. Entre os 27,0% que não pretendem comprar presentes, o principal destino é o de economizar ou investir (26,6%), além de quitar dívidas (26,4%) e pagar impostos de início de ano, como IPTU e IPVA (11,4%). Para o educador financeiro do SPC Brasil e do portal “Meu Bolso Feliz”, José Vignoli, é importante refletir sobre o uso racional do 13º salário, por mais que seja tentador ceder aos apelos de consumo durante o Natal e as comemorações de Ano Novo. Qual é a prioridade? É a pergunta que a pessoa deve fazer. “Quitar contas em atraso, por exemplo, deve vir antes de qualquer desejo de compra”, explicou

 

Vignoli.

Comentar

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – COPINHA FEMININA 2024 – Corinthians x Cruzeiro

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

RONDÔNIA

AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

RELIGIÃO

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese
Powered by TranslatePress