Teia Digital

Metade do dinheiro do FGTS será para saldar dívidas – por Silvio Persivo

E bem sei a razão, coração. “Jardim da minha amiga/todo mundo feliz/até a formiga” (Paulo Leminski).

INAUGURADO SERVIÇOS CENTRALIZADOS DE SEGURANÇA DO CENTRO DE PORTO VELHO

Foi inaugurado os serviços de segurança pública centralizados num só local, mais uma Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp), localizada na rua Brasília, 1400, bairro Nossa Senhora das Graças, para atendimento aos moradores da região central da cidade, um investimento de R$ 4 milhões, 181 mil e 280. Esta unidade é a segunda que entra em funcionamento em Porto Velho, contemplada com quatro Unisps. A próxima a ser entregue é na zona sul, evento previsto para o dia 22 de fevereiro. Nos próximos meses, outras 13 unidades serão entregues nos municípios de Ariquemes, Ji-Paraná, Vilhena, Colorado do Oeste, Alvorada, Ouro Preto, Jaru, Buritis, Cujubim, Machadinho e Rolim de Moura. O governador Confúcio Moura disse que a Unisp é resultado da concepção pensada pelo ex-secretário de Segurança Pública, Antônio Reis, agentes, delegados e outros profissionais da área, seguindo-se o mesmo padrão para todas as unidades planejadas no Estado, modificando apenas o tamanho dos prédios. No mesmo espaço a população terá acesso a serviços de segurança proporcionados pela Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, com a inclusão também de serviços  de assistência social, de cartório e sala de audiência de custódia.

MULHERES NO GARIMPO

Ontem, quinta-feira (16), no auditório da UNIR-Centro, foi lançada a obra “Mulheres no Garimpo: Vulnerabilidades do Trabalho Feminino na Amazônia”, de autoria da professora Jeanne Lúcia Gadelha Freitas, docente do Departamento Acadêmico de Enfermagem da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e membro do Centro de Estudos em Saúde Coletiva (CEPESCO). O livro aborda o cotidiano de mulheres que trabalham nos garimpos de ouro na Amazônia. A obra trata de um espaço social dominado pela presença masculina, onde mulheres são as protagonistas no cenário das relações de trabalho e gênero. Ilumina questões pouco exploradas, como a vulnerabilidade social e individual da mulher no contexto da feminização, interiorização e pauperização da epidemia de HIV/Aids na Amazônia. Para dar “visibilidade” a esta trama ainda ignorada pela sociedade, a autora reconstrói a vida das personagens por meio de suas próprias narrativas, captadas na observação participante, nas entrevistas e pela “fotografia” do cotidiano em cima das dragas e balsas.

CURSOS PROFISSIONALIZANTES NA REDE PÚBLICA

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estadual de Educação, assinou com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), um convênio, no valor de 2 milhões 493 mil, para atender quase 800 alunos com 25 mil horas aulas em cursos profissionalizantes durante dois anos. Os cursos oferecidos são na área de técnico em multimídia; técnico em comunicação visual, programador de jogos digitais; técnico em edificações; técnico em eletrotécnica; e formação inicial continuado em panificação. Ao todo são 26 cursos ofertados pela estrutura do Senai, inicialmente em Porto Velho e Ariquemes.

AMAZONAS ANUNCIA NOVA MATRIZ ECONÔMICA AMBIENTAL

O governador José Melo anunciou a nova Matriz Econômica Ambiental como política de Estado e a reestruturação da Seplan-CTI (Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) considerada peça principal no projeto estratégico de desenvolvimento econômico do Estado. Segundo Melo, é preciso sair da crise fomentando o desenvolvimento sustentável da região Amazônica. Para isto trabalha na viabilização de quatro projetos de exploração de potássio, estanho, tântalo, terras raras, nióbio, zircônio, urânio e tório previstos na nova Matriz Econômica do Estado. Os investimentos são da ordem de U$ 2 milhões até U$ 500 milhões. Quanto ao PIM (Polo Industrial de Manaus), principal potencial econômico para geração de emprego e renda a ordem é buscar novas formas para atração de negócios e reinvestimentos.

EXPOSIÇÕES MULTIMÍDIAS EM BELÉM

Na Casa das Onze Janelas, uma das atrações turísticas de Belém do Pará, os artistas Ernesto Bonato e Ulysses Bôscolo, de São Paulo, apresentam, respectivamente, as exposições individuais “Maré.02” e “A Sombra das Mangueiras”. A mostra pode ser vista até o dia 21 de abril, de terça a domingo, inclusive nos feriados. Enquanto isto em Porto Velho….O boto descansa em berço esplendido e a Casa de Cultura Ivan Marrocos parece, cada vez mais, abandonada.

INTENÇÃO NACIONAL DE CONSUMO MELHORA EM FEVEREIRO

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), alcançou 77,1 pontos em fevereiro de 2017, numa escala de 0 a 200. Abaixo dos 100 pontos, o resultado ainda indica percepção de insatisfação com as condições correntes e, embora tenha aumentado 1,2% na comparação mensal, apresenta uma queda de 2,1% em relação ao mesmo período de 2016. Segundo Juliana Serapio, assessora econômica da entidade “..o ritmo de melhora das vendas e da atividade do setor ainda vai depender da velocidade de redução do endividamento das famílias, das empresas e da retomada do mercado de trabalho”.

METADE DO DINHEIRO DO FGTS SERÁ PARA SALDAR DÍVIDAS

O saque do dinheiro das contas inativas do FGTS deve injetar entre 30 bilhões e 35 bilhões de reais na economia, o que representa 0,5% do PIB. Dos 30,2 milhões de trabalhadores que poderão realizar os saques, 80% possuem até R$ 1.500 nas contas. Com base em pesquisas do SPC Brasil, estima-se que cerca de 50% do dinheiro sacado pelo trabalhador seja destinado ao pagamento de dívidas, 30% para economizar e o restante para outros gastos.

Comentar

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – COPINHA FEMININA 2024 – Corinthians x Cruzeiro

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

RONDÔNIA

AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

RELIGIÃO

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese
Powered by TranslatePress