No Brasil, 59% das mortes de crianças entre 1 e 9 anos acontecem na piscina de casa
Um menino de 10 anos pulou na piscina para salvar seu irmão mais novo de um afogamento em Guaratinguetá, interior de São Paulo.
O caso ocorreu na véspera do Natal (24) e o vídeo, captado pela câmera de segurança, que mostra o momento exato da queda, viralizou nas redes sociais. Só no TikTok, a publicação já alcançou mais de 16 milhões de visualizações e mais de um milhão de curtidas.
As imagens mostram o garoto Gabriel pulando na piscina no momento em que vê o irmão Marcos, de três anos, sendo jogado por seu irmão gêmeo Matheus enquanto o trio brincava no entorno do local.
Já na água, Gabriel leva Marcos à beira da piscina e o entrega a um adulto. A atitude e coragem do irmão mais velho chamam atenção e fizeram o vídeo viralizar na internet.
O pai dos meninos, Rafael Cabral, foi quem compartilhou as imagens. Ele conta que a família passava a véspera de Natal na casa de um parente quando tudo aconteceu.
Morador de Lorena, cidade vizinha, Rafael recorda que a ação foi muito rápida e, antes mesmo dos adultos conseguiram tomar alguma atitude, o garoto já havia pulado.
Afogamentos no Brasil
De acordo com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa-DataSUS), no Brasil, 59% das mortes de crianças entre 1 e 9 anos acontecem na piscina de casa.
O país é o segundo no ranking mundial de piscinas, atrás apenas dos Estados Unidos. Os dados também revelam que a cada três dias, uma criança morre afogada em sua casa.
As principais vítimas têm entre 1 e 4 anos, tornando o afogamento a segunda causa de morte nessa faixa etária. Pelo menos 45% dos óbitos acontecem no verão.
FONTE: CNN BRASIL
Add Comment