Depois de suspender centenas de avaliações de universidades em todo Brasil, o Ministério da Educação (MEC) revogou a portaria que limitava viagens de professores. São eles os responsáveis por realizarem avaliações de cursos e instituições de ensino superior com passagens e diárias pagas pelo Inep, instituto do MEC.
Hoje, uma nova norma foi publicada no Diário Oficial revogando a portaria 2.227, de dezembro do ano passado, que limitava as viagens. O artigo que restringia a participação de servidores e professores em eventos fora de suas entidades a no máximo dois representantes foi suprimido. Com isso, a pasta da Educação passou a remarcar as avaliações para março.
A portaria 2.227 também causou revolta na comunidade científica por limitar viagens de professores a congressos, seminários e outros eventos fora de suas instituições.
— Solicitamos a revisão da portaria que poderia trazer sérios prejuízos para a ciência brasileira impedindo a participação de professores em congressos. Agora, vamos analisar com cuidado para ver se a nova norma atende às demandas das sociedades científicas. É importante que o MEC tenha reconhecido que a medida era inadequada. Isso foi fruto da movimentação de mais de 60 entidades que se posicionaram. — disse Ildeu Moreira, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
A portaria cancelada foi assinada pelo secretário executivo do MEC, Anonio Paulo Vogel. A nova medida que acabou com a limitação das passagens foi assinada pelo ministro Abraham Weintraub.
Procurado, o MEC não se manifestou.
FONTE: O GLOBO
Add Comment