Atividades abrangeram desde atualização da caderneta vacinal até realização de exames preventivos
A campanha Novembro Azul finalizou com mais de 8 mil atendimentos ao público masculino nas unidades de saúde em Porto Velho. Ao longo do mês de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) promoveu uma série de ações para a conscientização do câncer de próstata e da saúde integral do homem. As atividades foram realizadas nas zonas urbana e rural da capital.
Como parte da campanha, todas as unidades básicas de saúde da rede municipal promoveram uma série de atividades para estimular a prevenção e promoção da saúde do homem.
Os serviços incluíram atualização da caderneta vacinal, palestras educativas e preventivas, aferição de pressão arterial, verificação de glicemia, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) como HIV, sífilis e hepatites B e C, entre outros.
Para a coordenadora municipal da Saúde do Homem, Cleide Silva Davy, as iniciativas são fundamentais para incentivar o autocuidado masculino de forma rotineira, como medida preventiva e também servem de combate a enfermidades que acometem o público masculino.
“A população masculina sofre de várias doenças que são preveníveis. Por isso, é importante sensibilizar sobre os serviços ofertados na nossa rede de atenção primária para que eles possam procurar os cuidados de forma preventiva e não só quando a comorbidade já estiver instalada. É importante frisar que os cuidados com a saúde integral do homem devem ser mantidos de novembro a novembro”, destaca a coordenadora.
Exemplo para muitos, João Alfredo Balestieri, tem o costume de se cuidar com frequência e, durante a campanha Novembro Azul, ele aproveita para atualizar seus exames.
“Faço um check up pelo menos duas vezes ao ano, principalmente durante o Novembro Azul. Essas ações ajudam na prevenção de muitas doenças, quanto mais cedo o diagnóstico, mais chance de cura. Nós homens precisamos ter esses cuidados, pois também adoecemos. Sempre busco a unidade de saúde para me cuidar e o atendimento é excelente desde a recepção até os médicos”, afirma João.
DISTRITOS
As ações de saúde voltadas à população masculina também foram realizadas nos distritos de Porto Velho, com atividades dentro e fora das unidades de saúde. Um dos serviços itinerantes foi realizado em Jaci-Paraná, onde a equipe da Semusa levou serviços até uma madeireira da localidade.
Claudinei Roberto da Silva, de 55 anos, foi um dos privilegiados com a iniciativa e relata a importância da ação. “A gente dificilmente vai em busca de um atendimento médico. Então, eles vindo até nós para realizar essa ação é muito bom. Sem contar que nos ajuda a saber da importância de cuidar da nossa saúde diariamente”, relata Claudinei.
SERVIÇO
Para além do Novembro Azul, os cuidados com a saúde e bem-estar do público masculino estão disponíveis em todas as unidades das zonas urbana e rural de Porto Velho.
Os serviços, ofertados diariamente, incluem: aferição de pressão arterial, teste de glicemia, exame sanguíneo de colesterol, exame de urina, hemograma completo, atualização da carteira vacinal, realização de testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), como HIV, sífilis, hepatite B e C e outros.
Outra estratégia para aumentar os números de atendimentos masculinos na Atenção Primária de Saúde é o programa “Pré-Natal do Parceiro”. A iniciativa visa ampliar a participação dos homens na rede de saúde. O serviço está disponível em todas as unidades de saúde.
Para receber os atendimentos gratuitos, basta comparecer em uma unidade mais próxima portando um documento com foto e o cartão do SUS.
PREVENÇÃO
Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), os homens brasileiros vivem, em média, sete anos a menos do que as mulheres. Por isso, a busca pelos serviços diariamente é fundamental para a prevenção de doenças e mortes evitáveis.
A realização de atividade física associada a uma alimentação saudável, evitar o consumo de álcool, o ato de não fumar, a prática de sexo seguro e cuidados com o bem-estar mental e físico são hábitos que auxiliam na qualidade de vida do homem, reduzindo os índices de morbidade e mortalidade dessa população.
FONTE: ASSESSORIA COMDECOM
Add Comment