Interessante

Limpeza dos terrenos e quintais é a forma mais eficaz de evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti

Lixo ou entulhos acumulados são locais onde a fêmea do mosquito pode depositar os ovos

A prevenção ainda é a melhor forma de combater o avanço da dengue no Estado. Para as autoridades sanitárias, o objetivo em períodos chuvosos é a eliminação dos criadouros. “O mosquito Aedes aegypti possui um ciclo de vida de 45 dias e, apesar do período curto de sobrevivência, pode colocar até 450 ovos”, advertiu o gerente da Vigilância Técnica em Saúde Ambiental da Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa, Cesarino Aprigio.

O Governo de Rondônia tem divulgado informes publicitários com orientações sobre os cuidados quanto à proliferação do mosquito, e colocado as equipes sanitárias para monitorar e acompanhar dados relacionados aos casos de Dengue em todo o Estado. “A preocupação primária é a eliminação do criadouro. Chamamos a atenção para a vigilância, em especial da população, que pode contribuir com a eliminação dos criadouros, realizando a limpeza doméstica constante. O lixo ou entulhos acumulados são locais, onde a fêmea do mosquito pode depositar os ovos”, enfatizou o governador Marcos Rocha.

CRIADOUROS

O caminho ainda é eliminar os recipientes inservíveis como garrafas, latas, sucatas, entulho de construção; tampar ou vedar locais que sirvam de criadouros para o mosquito, como ralo de banheiro, caixa d’água e suspiro da fossa; lavar e cuidar de recipientes que acumulam água e que não podem ser descartados, como vasilhames de comida do cachorro e vasos de plantas; realizar a limpeza nas residências uma vez na semana para eliminar os principais focos do mosquito Aedes e impedir o desenvolvimento de ovos e larvas.

BOLETIM

Os dados da situação das arboviroses transmitidas pelo Aedes no Estado de Rondônia podem ser conferidos no último boletim epidemiológico, publicado no portal da Agevisa. O diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima, destacou a preocupação governamental com municípios que acenderam o sinal de alerta para o controle vetorial. “O Governo do Estado alerta a população e os municípios para os cuidados com a proliferação do mosquito”, enfatizou.

FONTE: SECOM/RO

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com