Competição criada para substituir amistosos entre seleções na Europa após a Copa do Mundo, começa no dia 6 de setembro e terá final em junho de 2019.
Liga das Nações da Uefa terá em sua primeira edição confrontos entre Alemanha, França e Holanda na primeira fase. Se a entidade máxima do futebol europeu desejava aumentar a competitivade das partidas entre seleções nos meses que sucedem a Copa do Mundo, o sorteio realizado nesta quarta-feira, em Lausanne, na Suíça, cumpriu o objetivo.
As seleções foram divididas em quatro ligas com base no ranking da Uefa. As mais fortes estão na primeira divisão, que conta com quatro grupos. No primeiro, Alemanha, França e Holanda estão juntas. No grupo B, Bélgica, Suíça e Islândia vão se enfrentar. Outro destaque vai para o grupo C, que conta com Portugal (atual campeão da Eurocopa), Itália e Polônia. No grupo D, o último da liga A, Espanha, Inglaterra e Croácia vão jogar entre si.
Apenas uma seleção se classificará em cada grupo da liga A. Estes quatro classificados avançarão para as semifinais, e os vencedores jogarão a grande final, que deve ser disputada em junho de 2019. As equipes que tiverem o pior desempenho em cada chave serão rebaixadas para a Liga das Nações B a partir de 2020. Quatro times da segunda divisão, por sua vez, subirão para a Liga A, e outros quatro cairão para a C. O mesmo procedimento ocorrerá com os times da terceira e da quarta divisão.
Até 2014, as federações passavam os meses de setembro, outubro e novembro após o Mundial disputando amistosos com equipes do mundo inteiro. De acordo com a Uefa, a criação do torneio foi um pedido das entidades, que queriam mais competitivade nos meses após o Mundial.
A Liga das Nações pode ter importância pela possibilidade de dar vagas para a Eurocopa. Cada uma das divisões concederá um lugar na Euro 2020. Os classificados serão definidos através de um playoff entre os quatro times que tiverem melhor campanha em cada divisão Liga das Nações e não ganharem vaga para a Euro através das eliminatórias. Desta forma, equipes modestas, da divisão D, por exemplo, terão maior chance de estar na principal competição entre seleções do continente.
Confira os grupos da Liga das Nações da Uefa:
Grupo A
- Alemanha
- França
- Holanda
Grupo B
- Bélgica
- Suíça
- Islândia
Grupo C
- Portugal
- Itália
- Polônia
Grupo D
- Espanha
- Inglaterra
- Croácia
LIGA B
Grupo A
- Eslováquia
- Ucrânia
- República Tcheca
Grupo B
- Rússia
- Suécia
- Turquia
Grupo C
- Áustria
- Bósnia Herzegovina
- Irlanda do Norte
Grupo D
- País de Gales
- Irlanda
- Dinamarca
LIGA C
Grupo A
- Escócia
- Albânia
- Israel
Grupo B
- Hungria
- Grécia
- Finlândia
- Estônia
Grupo C
- Eslovênia
- Noruega
- Bulgária
- Chipre
Grupo D
- Romênia
- Sérvia
- Montenegro
- Lituânia
LIGA D
Grupo A
- Geórgia
- Letônia
- Cazaquistão
- Andorra
Grupo B
- Belarus
- Luxemburgo
- Moldávia
- San Marino
Grupo C
- Azerbaijão
- Ilhas Faroe
- Malta
- Kosovo
Grupo D
- Macedônia
- Armênia
- Liechtenstein
- Gibraltar
Add Comment