Página de humor de Porto Velho divulgou que candidato do Podemos teria recebido apoio de candidata que terminou em 4º lugar no 1º turno das eleições municipais
Na última sexta-feira (11), a página “Humor Rondoniense”, que nos últimos tempos fala mais de política (mais tendenciosa para a atual administração) do que propriamente do que fazer as pessoas rirem, publicou uma inverdade, uma desinformação, uma notícia falsa ou se preferirem UMA FAKE NEWS.
Não se sabe qual é a fonte, mas mesmo assim divulgou que Léo Moraes (candidato à Prefeitura de Porto Velho pelo Podemos) teria recebido apoio oficial de Euma Tourinho e do senador Confúcio Moura, ambos do MDB.
A juíza aposentada terminou em quarto lugar na disputa pela principal cadeira do prédio do Relógio, sede da prefeitura, no Centro de Porto Velho, com 24.481 votos válidos ou 9,79% do total.
O texto limitou-se apenas a “dizer”: “Euma Tourinho e MDB vão apoiar Léo Moraes neste segundo turno”, sem indicar de onde teria saído a informação.
Poucas horas depois, apesar de toda a polêmica e boatos, o perfil “Humor Rondoniense” no Instagram publicou a contragosto um direito de resposta de Léo, conforme texto reproduzido na íntegra:
Direito de Resposta
É incrível como a máquina de espalhar Fake News funciona. Eu sou do Podemos, não do MDB. Nunca tivemos sequer uma conversa sobre coligação. E deixo claro que eu sou coligado apenas com o povo.
A página Humor Rondoniense não é de humor, basta olhar a linha do tempo para você tirar suas próprias conclusões. Essa Fake News surge depois da postagem anterior, uma enquete de votação, a qual mostra a força do número 20.
Agora é Léo, agora é 20.
Posicionamento
Depois do direito de resposta, a juíza aposentada Euma Tourinho divulgou vídeo onde reforça a preferência da maioria dos eleitores porto-velhenses por Léo, onde ela diz que ele “está ‘DISPARADO’ e estaria sendo VÍTIMA de Fake News”.
“Logo no último debate, eu avisei nas minhas considerações finais, que seríamos alvos de Fake News, inverdades, por conta da nossa chegada ao segundo turno. E cá estamos, sendo alvos de mentiras, boatos infundados. Nossa trajetória na política fala por si. A população quer mudança já, urgente. Chega de maquiagem, de pouco trabalho, muitas palavras e promessas! Agora é Léo, agora é 20!”, comentou Léo.
FONTE: ASSESSORIA POLITICA E ELEITORAL
Add Comment