Teia Digital

Jovens reclamam mais qualificação e oportunidades – por Silvio Persivo

Dependendo do prisma e da hora. “A igreja diz: o corpo é uma culpa. A ciência diz: o corpo é uma máquina. A publicidade diz: o corpo é um negócio. E o corpo diz: eu sou uma festa” (Eduardo Galeano).

INAUGURAÇÃO DA NOVA SEDE DO BASA

Ontem, dia 20 de fevereiro, com a presença das principais autoridades do Estado (Governador Confúcio e senadores Valdir Raupp e Ivo Cassol), bem como o prefeito da capital, Hildon Chaves, o presidente do Banco da Amazônia S/A, Marivaldo Gonçalves de Melo inaugurou a nova sede do banco em Porto Velho, num prédio de três pavimentos, na Avenida 7 de Setembro, 1851, no bairro Nossa Senhora das Graças. No evento,  foi assinado um Protocolo de intenções entre o Banco da Amazônia e o Governo do Estado de Rondônia visando impulsionar os negócios sustentáveis por meio de recursos da ordem de R$ 1 bilhão em 2017. Deste volume de recursos cerca de R$ 112 milhões são provenientes do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O superintendente em exercício, Éden Sávio, afirmou que a sede da nova Superintendência e agência do Banco da Amazônia em Porto Velho, localizada numa área privilegiada,  garantirá melhor atendimento aos clientes do Banco da capital, com mais conforto e qualidade. Também será dotado de um  auditório com capacidade para mais de 30 pessoas para realização de reuniões e encontros.

 SICOOB PATROCINA CAMPEONATO RONDONIENSE

O Sicoob foi confirmado como patrocinador oficial do Campeonato Rondoniense. A assinatura do contrato com a presença do vice-presidente do Conselho Administrativo, Enrique Egea Pacheco, juntamente com o presidente da Federação de Futebol do Estado de Rondônia (FFER), Heitor Costa, e o diretor de Jornalismo e Comercial da RedeTV/RO, Alessandro Lubiana, vai permitir que o Sicoob investa no torneio e estampará sua marca nos jogos do Estadual, que passa a ser chamado de Campeonato Rondoniense Sicoob de Futebol Profissional. O campeonato chega à 26ª edição com início marcado para 11 de março.

FAPERON VAI APOIAR A 6ª RONDÔNIA RURAL SHOW

O secretário de Agricultura, Evandro Padovani, fechou uma parceria com o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Rondônia (Faperon), Hélio Dias, para atrair os produtores rurais e incrementar os negócios  na 6ª Rondônia Rural Show, que ocorrerá no município de Ji-Paraná de 24 a 28 de maio.  Hélio Dias convidará todas as federações de agricultura da região Norte para participar de reuniões e debater temas comuns ligados ao agronegócio, nas pequenas, médias e grandes propriedades, bem como a criação de pequenos animais. A Faperon deve também mobilizar os presidentes de sindicatos rurais para atrair o maior número possível de agricultores para o evento.

EXPORTAÇÃO DE CARNE CRESCE 13% EM JANEIRO

A exportação brasileira total de carne bovina – que inclui o produto in natura, industrializado e cortes salgados e miúdos – alcançou 112 mil toneladas, 13% acima do registrado no primeiro mês de 2016, conforme a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec). A receita cambial foi de US$ 436 milhões em janeiro, um crescimento de 16% na comparação com janeiro de 2016. Segundo o presidente da Abiec afirmou que “Começamos 2017 com bons números nas exportações e até registramos a retomada de alguns mercados como Hong Kong, China, Egito e Arábia Saudita. No entanto, vamos manter o foco em novos mercados e ampliarmos a nossa presença em mercados estratégicos e importantes, como Estados Unidos e União Europeia”.   Entre os dez países e regiões importadores da carne bovina brasileira, Hong Kong e China foram os mercados que mais compraram o produto nacional em janeiro. Outro país que merece destaque é o Egito, que registrou em janeiro o aumento de 55% no volume de carne brasileira adquirida e de 65% em receita, também comparado a dezembro.

INTENÇÃO DE INVESTIMENTO DOS MICROS E PEQUENOS AUMENTA

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes (CNDL) constataram que a intenção dos micro e pequenos empresários (MPEs) para realizar investimentos nos próximos 90 dias aumentou 12,3% em janeiro de 2017, marcando 29,46 pontos, sendo o maior resultado desde outubro de 2015. Ainda assim, o índice mostra que a propensão dos MPEs a investir continua baixa: o indicador varia de zero a 100, sendo que quanto mais próximo a 100, maior é demanda do empresário investimento. Entre os empresários que demonstram intenção de investir (24% do total), as principais finalidades são: ampliação de estoque (30%), reforma da empresa (29%), compra de equipamentos, maquinários etc (25%) e mídia ou propaganda (21%). O aumento nas vendas é o principal objetivo indicado pelos empresários (47%), enquanto outros 17% irão adaptar a empresa a novas tecnologias. A maior parte dos que pretendem investir diz que fará uso de capital próprio, como poupança e investimento (64%) ou venda de algum bem (13%). 13% dos MPEs disseram que tomarão empréstimos em bancos e financeiras para investir no negócio. Mas, a maioria dos empresários (64%) não pretendem investir nos próximos três meses, sendo que, entre eles, 43% dizem não ver necessidade, 24% não o fazem por conta do atual momento de crise e 13% estão aguardando retorno de investimentos já realizados.

JOVENS RECLAMAM MAIS QUALIFICAÇÃO E OPORTUNIDADES

Os jovens entre 14 e 23 anos são os mais atingidos pelo desemprego, segundo pesquisa realizada pela rede de escolas de informática Microcamp. O estudo mostrou que enquanto a taxa total de desemprego alcançou 11,8% no terceiro trimestre de 2016, entre os jovens entre 14 e 24 anos chegou a 27,7%. A pesquisa da Microcamp foi realizada em dezembro último, com 1.772 alunos em todo o Brasil, com idade entre 14 aos 40 anos. A maioria (74,3%) tem entre 14 e 23 anos, e apenas 23,6% estão no mercado de trabalho, enquanto 76,4 disseram estar desempregados ou à procura do primeiro emprego. Entre os desempregados, 69,1% afirmaram estar nesta condição há mais de um ano. E 44,8% disseram ter mais alguém desempregado em casa. Já os que estão em busca do primeiro emprego representam 55,6% dos pesquisados. A falta de experiência e qualificação profissional foram apontadas como a maior dificuldade para se arrumar um emprego para 29% dos entrevistados, enquanto a situação do mercado foi citada por 29,4%. Entre os pesquisados, 76,6% acham que um curso de qualificação ajudaria na conquista de um emprego. Para 88,2%dos entrevistados, iniciativas das prefeituras aumentariam as chances dos jovens conseguirem um emprego. E 42% acham que as empresas deveriam oferecer mais oportunidades para os mais jovens e inexperientes.

Comentar

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – CORREÇÕES DA 1º PROVA DO ENEM

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com