Interior

JI-PARANÁ: Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis realiza a coleta materiais eletrônicos

Na última semana a entidade conseguiu coletar mais de 150 quilos

A Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Ji-Paraná (Coocamarji), vai intensificar a coleta de matérias de aparelhos eletrônicos, neste município. O objetivo é evitar que as peças sejam descartadas de forma inapropriada, principalmente em lagos, lagoas, igarapés e rios da cidade. Na última semana, a entidade conseguiu mais de 150 quilos de materiais eletroeletrônicos através de uma ação alusiva à Semana do Meio Ambiente, organizada pela Secretaria de Meio Ambiente (Semeia).

De acordo com o presidente da Coocamarji, o evento aconteceu no sábado (4) na área do Centro Desportivo e Lazer (Cedel), quando cada quilo entregue pela comunidade, valia uma muda de árvore. Entre o material coletado, estavam aparelhos como: celulares, aparelhos de telefone fixo, impressora, notebook, CPU, monitor, cabos e fios, teclados e mouses, além de papéis e papelão.

O material já está sendo todo desmontado, com os componentes separados (placas, ferros e plásticos), “Esse material, somado ao que já havíamos recolhidos da rua, será encaminhado para uma empresa de Goiânia, enquanto que o plástico será levado para uma empresa de reciclagem em São Carlos-SP e o ferro para uma empresa local”, informou. Celso Luiz ainda lembrou que todo o valor arrecadado, sempre, é revertido para as despesas da cooperativa, e ainda, ajudar na melhoria da renda dos cooperados.

Descarte e Certificado

As ações da Coocamarji na coleta de material eletroeletrônico, segundo Celso Luiz, já acontecem há muito tempo. Uma dessas ações é a Coleta Seletiva, e para o cidadão participar basta ligar para o número 99975 9083 e agendar a data e o horário que a equipe poderá coletar, sem causar qualquer transtorno. Já no caso das empresas, as mesmas recebem o Certificado de Resíduos. A Cooperativa de Materiais Recicláveis de Ji-Paraná (Coocamarji) foi criada no ano de 2010, na ocasião com apenas seis pessoas, e atualmente, conta com mais de 50 cooperados.

FONTE: DIÁRIO DA AMAZÔNIA

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLÍTICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

DIRETO DE ROLIM

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PARCEIROS

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com