Teia Digital

INTENÇÃO DE CONSUMO TEM A MAIOR ALTA MENSAL DESDE 2010 – Por Silvio Persivo

Desconhecer, às vezes, é essencial. “A ciência da abelha, da aranha e a minha muita gente desconhece” ( João do Vale).

ESTUDOS E SIMULAÇÕES DE DEFESA NA UHE JIRAU

A Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica Jirau, recebeu em dois momentos representantes do 6º Batalhão de Infantaria de Selva (6º BIS), sediado em Guajará-Mirim, município de Rondônia localizado na fronteira com a Bolívia. Durante a primeira visita, realizada nos dia 31 de agosto e 1º de setembro, os militares realizaram estudos para revisão do planejamento estratégico de vigilância e ocupação da Usina. Já no segundo encontro, no período de 13 a 15 de setembro, foram feitas simulações de defesa de pontos  sensíveis como parte do treinamento de Garantia da Lei e da Ordem, uma ação  também chamada pelo Exército de Emprego Operacional de Ocupação e Defesa de Estrutura Estratégica. O Gerente de Segurança da ESBR, Oscar Chaves, conta que ao todo 200 homens foram envolvidos no treinamento. O Comandante do 6º BIS, Tenente Coronel Halley Bezerra Dantas, afirmou que estas atividades foram iniciadas em 2013, desde que a UHE Jirau passou a gerar energia elétrica virando área de segurança nacional. Além do treinamento na UHE Jirau, o  6º BIS promoveu ações sociais em Nova Mutum Paraná, especificamente na Escola Municipal Nossa Senhora de Nazaré. A comunidade recebeu atendimento médico e odontológico, conheceu a missão do Exército Brasileiro por meio de palestra, prestigiou a apresentação da banda de música e participou do momento solene de hasteamento da Bandeira Nacional.

 PLANTIO DE ÁRVORES E DISTRIBUIÇÃO DE MUDAS COMEMORAM O DIA DA ÁRVORE

Aconteceu ontem, quinta-feira (22) na Escola Estadual Murilo Braga, em Porto Velho, a distribuição de mudas e sementes de acerola, beribá, caju, ingá, limão, pinha e outras frutíferas, mais babosa, boldo do Chile, erva cidreira, hortelã, quiabo, pepino, tomate e outras hortaliças. O ato foi feito em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado anualmente em 21 de setembro, pelos alunos integrantes da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (Com Vida), que são responsáveis pelo evento, conforme a coordenadora, professora Carmen Sílvia. Segundo ela, “Esta é a terceira doação. Os alunos anotam nomes e endereços das pessoas, e fazem o mapeamento para acompanhar o desenvolvimento da planta”. A maior parte das mudas é cultivada na própria horta escolar. Já a direção do Colégio Tiradentes, no Distrito de Jacy-Paraná, para incentivar e organizar seus alunos para o plantio de árvores, lançou uma campanha com o mote “A fruta que você gosta”. No Dia da Árvore começou o plantio de mudas frutíferas nos jardins daquele estabelecimento a 90 quilômetros de Porto Velho. “As pessoas deste distrito, até então silencioso, estão agora estimuladas a melhorar”, comentou a diretora do colégio, tenente Erika Josiani Ossuci. A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no Hemisfério Sul.

INTENÇÃO DE CONSUMO TEM A MAIOR ALTA MENSAL DESDE 2010

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), elaborado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em setembro, registrou a maior alta mensal desde 2010, com um aumento de 4,1%. Os sete componentes da pesquisa apresentaram variação positiva no mês, totalizando um índice geral de 72,1 pontos, numa escala de 0 a 200. A alta foi puxada, principalmente, pelo indicador Perspectiva de Consumo, que apresentou alta mensal de 8,5%. Já em relação ao mesmo período do ano passado, todos os itens tiveram forte queda, resultando em recuo de 9,6%. Segundo Juliana Serapio, assessora econômica da CNC, “A comparação com agosto mostra que existe uma percepção de que a crise vem lentamente perdendo força, com suave desaceleração da inflação e retomada gradual da confiança de consumidores e empresários”. A especialista destaca, no entanto, que o índice ainda permanece num nível abaixo da zona de indiferença, de 100 pontos, o que indica uma percepção de insatisfação com a situação atual.

CONTRATAÇÕES DE TEMPORÁRIOS SERÁ MENOR DIZ CNC

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) prevê que o Natal deste ano deve registrar a segunda queda consecutiva nas vendas e na contratação de temporários. A Confederação estima um recuo de 3,5% no varejo, o equivalente a R$ 32,1 bilhões até dezembro. A confirmação deste quadro deve frear a demanda por trabalhadores temporários, com menos 2,4% de postos ofertados em relação a 2015. Segundo o economista da CNC Fabio Bentes “Voltamos ao patamar de 2012, quando foram contratados cerca de 135 mil temporários para cobrir o movimento de fim de ano”. Os maiores volumes de contratação deverão se concentrar no segmento de vestuário (62,4 mil vagas) e no de hiper e supermercados (28,9 vagas). Além de serem os “grandes empregadores” do varejo – juntos eles representam 42% da força de trabalho do setor – esses segmentos costumam responder, em média, por 60% das vendas natalinas. Vale ressaltar que, ao contrário de 2015, quando o real sofreu desvalorização de 47%, neste ano a expectativa é que a taxa de câmbio registre uma queda de 16%, o que pode estimular importações por parte do varejo e reajustes menos intensos do que no fim do ano passado.

Comentar

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – COPINHA FEMININA 2024 – Corinthians x Cruzeiro

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

RONDÔNIA

AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

RELIGIÃO

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese
Powered by TranslatePress