E tem jeito? “Na vida,há momentos que parecem que estamos dentro de um tunel. Porém,ao atravessa-lo podemos ver novamente uma maravilhosa paisagem. O que não podemos fazer é parar no meio” (Daisaku Ikeda).
SENAI FORMA TÉCNICOS EM LOGÍSTICA
A escola do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) do quilômetro 17 – Centro de Tecnologia em Mecatrônica Professor Doutor Volkmar Schüller (Cetem) concluiu na terça-feira (17), a formatura de 26 alunos do curso de logística, sob encomenda, para a Eletrobrás Eletronorte. A formatura aconteceu no Teatro Banzeiros, em Porto Velho, com a participação de familiares, professores e representantes do Senai e da Eletrobrás Eletronorte. Os alunos de logística tiveram durante um ano e meio a vivência profissional, na prática, através da parceira consolidada com a Eletrobrás Eletronorte. A turma recebeu ainda como parte do treinamento, o curso de empreendedorismo. Tiveram que desenvolver e criar uma empresa fictícia, com planejamento e pôr em prática os conhecimentos e técnicas adquiridas no curso de logística. Na fase final desse processo, os alunos apresentaram oralmente e de forma escrita o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com temas voltados à atividade logística. O coordenador de Educação do Sesi-Senai-IEL-RO, Jair Santiago Coelho, falou do orgulho de verificar que os formandos estão preparados tecnicamente para o mercado de trabalho.
MORTES NA POLÍTICA
A bruxa anda solta. Nas últimas semanas foram dois políticos importantes de Rondônia: Moreira Mendes e Chagas Neto. Tem político conhecido indo à igreja pedindo, pelo amor de Deus, para escapar da foice…
PERSPECTIVAS DA ENERGIA SOLAR SÃO PROMISSORAS
Segundo os números anuais da Bloomberg New Energy Finance (BNEF) os investimentos mundiais em energia solar somaram US$ 160,8 bilhões em 2017, representando um aumento de 18% a mais que o ano anterior. Entre as energias renováveis, a solar é a que mais tem se destacado nos últimos anos, representando 48% de todo o investimento mundial em energia limpa. No Brasil, o investimento no ano passado foi de US$ 6,2 bilhões com uma alta de 10% em relação a 2016. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) o país atingiu 1 gigawatt (GW) em projetos operacionais da fonte solar fotovoltaica conectados na matriz elétrica. Esta potência é suficiente para abastecer 500 mil residências do país, capaz de atender o consumo de dois milhões de brasileiros. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) prevê que, até 2024, 1,2 milhão de geradores de energia solar deverão ser instalados em todo o Brasil, representando 15% da matriz energética brasileira e até o ano 2030 o mercado de energia fotovoltaica deverá movimentar cerca de R$ 100 bilhões. Para se ter uma ideia, a multinacional austríaca Fronius especializada no setor fotovoltaico, em 2017 vendeu mais de 500 mil unidades de inversores ao redor do mundo. No Brasil foram mais de nove mil inversores. A empresa obteve um crescimento de mais de 50%.
ENAEX-2018
Recebo, e agradeço, gentil convite para participar de evento promovido pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) nos dias 15 e 16 de agosto, no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro, que corresponde a 37ª edição do Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex-2018), que terá como “Desafios para um Comércio Exterior Competitivo”. As pautas abrangem: Os reflexos da atual geopolítica mundial no comércio exterior brasileiro; Alternativas para viabilizar as exportações de commodities com maior valor agregado; a defesa comercial no Brasil e no mundo; e A mulher no comércio internacional.
INTENÇÃO DE CONSUMO NACIONAL CAI EM JULHO
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 1,8% de junho para julho e atingiu 85,1 pontos em uma escala de zero a 200 pontos. Segundo a CNC, os consumidores estão insatisfeitos em relação ao nível de consumo há 42 meses e não há grandes perspectivas se a economia não voltar a crescer. Os sete componentes do índice recuaram de junho para julho, com destaque para as pioras na perspectiva de consumo (-3,9%), momento para a compra de bens duráveis (-3,9%) e perspectiva profissional (-2,3%). Na comparação com junho de 2017, no entanto, a Intenção de Consumo das Famílias avançou 10,2%. Os sete componentes tiveram alta, com destaque para o nível de consumo atual (17%) e a perspectiva de consumo (16%). Os demais indicadores utilizados na pesquisa são Emprego Atual, Renda Atual e Compra a Prazo.
EXPERIÊNCIAS PRAZEROSAS GANHAM ESPAÇO
Segundo a Kantar Worldpanel, as experiências prazerosas, as que despertam novas sensações e criam um ambiente de bem-estar, têm chamado a atenção dos consumidores. A empresa constatou, nos 12 meses terminados em março deste ano, que os aromatizadores de ambiente ganharam mais de 594 mil lares compradores, crescendo 1,1% em relação ao mesmo período de 2017. Já a limpeza perfumada saltou 2,8%, atraindo mais de 1,5 milhão de novos domicílios. O prazer tem influenciado também a alimentação. Tanto em casa quanto fora, os brasileiros se “presenteiam” com indulgências. Dados do estudo Usage Foods & Beverages 2017 colocam na lista de delícias consumidas em nome da experiência no domicílio os itens pipoca, sorvete, salgadinho, bolo e presunto. Fora de casa, segundo o Out Of Home 2017, estão incluídas bebidas alcoólicas, sorvetes, doces, pipoca e balas e gomas. Tratar-se bem já é visto pelos consumidores como um indicativo de saúde. É o que aponta o LinkQ de Saudabilidade 2018, também elaborado pela Kantar Worldpanel. Para 58% da população, estar saudável é o mesmo que se sentir feliz consigo mesmo.
AUTOR: SÍLVIO PERSIVO – COLUNISTA TEIA DIGITAL
PROFESSOR E ECONOMISTA
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