Serviço foi criado em setembro de 2017 e vem sendo ampliado. Segurado deve ligar para o telefone 135 ou acessar página do INSS na internet
Mais de 86 mil benefícios foram concedidos de forma automática desde o lançamento do formato de análise dos requerimentos de benefícios pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Na concessão automática, o segurado liga no telefone 135 ou acessa a internet e faz o requerimento do benefício, sem a necessidade de ir a uma agência do Instituto para formalizar o pedido.
Constatado que todas as informações nas bases cadastrais do INSS estão corretas, o benefício é concedidos de forma automática.
A primeira espécie de benefício a ser concedida de forma automática foi a Aposentadoria por Idade. Somente de setembro de 2017 – quando a modalidade foi lançada – até agora, 48,7 mil benefícios foram concedidos.
A partir de fevereiro de 2018 o salário maternidade também entrou para a modalidade de concessão automática. De lá para cá 35,2 mil requerimentos dessa espécie foram liberados a distância.
Nesses dois benefícios, a concessão automática dispensa agendamento. Significa que o segurado só irá agência se for chamado para apresentar algum documento complementar.
Já a Aposentadoria por Tempo de Contribuição, por estar na fase inicial, se mantém em um tipo de regime híbrido entre automático e presencial. Significa que, se o requerimento não puder ser concedido de forma automática, o segurado é informado, na hora, de que deverá fazer um agendamento para ir a uma agência do INSS entregar os documentos complementares. Do lançamento, até agora, 2,3 mil Aposentadorias por Tempo de Contribuição, foram feitas no modo automático.
A concessão automática de benefícios é uma entre diversas ações que o INSS vem adotando para garantir melhor atendimento aos segurados. Paralelamente às concessões automáticas, o INSS vem realizando ACT (Acordos e Cooperações Técnicas) com entidades representativas de trabalhadores para recepcionar os requerimentos em suas sedes, sem que o interessado precise comparecer às unidades de atendimento do INSS. Também foram criadas as Centrais de Análise de Processos, que atuam na análise para concessão de benefícios.
FONTE: R7.COM
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