Política e Economia

Inclusão: Deputada Cláudia de Jesus propõe ensino de Libras nas escolas públicas de Rondônia

Medida busca garantir o direito à comunicação de cerca de 19 mil rondonienses com deficiência auditiva.

A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou indicação à Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para incluir a disciplina de Língua Brasileira de Sinais (Libras) na grade curricular do Ensino Fundamental e Médio da rede pública de Rondônia. A proposta tem como objetivo ampliar a inclusão social e educacional de pessoas com deficiência auditiva.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 60 mil rondonienses têm algum grau de dificuldade auditiva, sendo 19 mil com deficiência auditiva reconhecida. Para Cláudia de Jesus, o ensino de Libras desde cedo é fundamental. “A escola precisa refletir a sociedade que queremos construir. Ensinar Libras é promover respeito e garantir o direito de todos à comunicação plena”, afirmou.

A iniciativa também reforça o cumprimento da Lei 10.436/2002, que reconhece a Libras como meio legal de comunicação; do Decreto 5.626/2005, que regulamenta o ensino da língua; e da Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146/2015), que garante direitos às pessoas com deficiência.

FONTE: ASSESSORIA PARLAMENTAR –  ALE/RO DECOM

COMPARTILHE

TV FOLHA: Lançado Livro sobre Teorias de Desenvolvimento dos autores Silvio Persivo & Vinícius Dantas Silveira (In Memorian)

ESPAÇO EMPRESARIAL

    PUBLICIDADE

    PUBLICIDADE

    CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

    CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

    COLUNISTAS

    RESENHA POLITICA

    TEIA DIGITAL

    ENTREVISTA

    RONDÔNIA

    AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

    RELIGIÃO

    PUBLICIDADE

    WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com