Alugar um imóvel exige pesquisa das ofertas e visitas, muitas visitas, até encontrar a unidade ideal. No entanto, com a vida cada vez mais corrida, o segmento de locação ganhou uma forte aliada: a internet. Isto porque as imobiliárias já identificaram este novo padrão de fechamento de negócio e vêm oferecendo facilidades para inquilinos e proprietários. Uma delas é a assinatura digital, recurso usado, por exemplo, na Administradora Renascença.
— O cliente pode fechar o negócio a qualquer hora e em qualquer lugar; não tem necessidade de idas e vindas a cartórios, trazendo economia de dinheiro e tempo. Dependendo do caso, o inquilino fecha o negócio em até 12 horas. A iniciativa começou no ano passado e vem fazendo muito sucesso. A partir dela, decidimos criar o Projeto Renascença 21, cujo objetivo é modernizar as 11 lojas até julho de 2019 — comenta Edison Parente, vice-presidente comercial da empresa.
A assinatura digital também é utilizada na Sawala Imobiliária. Antonio Augusto Gonçalves, gerente jurídico da empresa, reforça que, diferentemente da assinatura convencional, que ainda precisa ser reconhecida em cartório, o que leva dias e tem custo elevado, a digital é feita na hora.
— A tendência já é uma realidade. As assinaturas digitais realizadas em nossos contratos são válidas e aceitas juridicamente no Brasil e no mundo, atendendo aos padrões de regulamentação da ICP-Brasil (MP nº 2.200-2), às leis federais ESIGN e UETA dos EUA, e ao eIDAS Europeu, entre outros.
Para Leonardo Schneider, vice-presidente do Secovi Rio, as facilidades e tendências são benéficas para o mercado, porque ajudam no processo de locação, facilitando a vida do inquilino e do proprietário.
— Toda essa tecnologia é positiva. O mercado está se modificando, algumas empresas começaram a aplicar inovações e isso acaba se refletindo também no tempo do processo de locação e até na confiança do proprietário na hora de escolher a empresa para administrar o seu imóvel.
Segundo ele, se a documentação estiver completa, o contrato é fechado no mesmo dia em algumas empresas. Se estiver em processo de procura, visita e documentação, o contrato é assinado em cerca de 48 horas.
— As empresas estão mais flexíveis, estão muito focadas em gerar negócios — destaca Schneider.
Ele acrescenta que o mercado permanece em situação de muita oferta, mas a definição do cenário político pode trazer bons retornos para o mercado de locação.
Sonia Chalfin, diretora da Precisão Administradora, também está otimista com o ambiente pós-eleições.
— Projetamos uma boa curva de crescimento com relação aos fechamentos de contratos até o final do ano. Na Precisão, notamos em 2018 um aumento de 13%, em média, nas locações.
FONTE: EXTRA
Add Comment