Para prefeito, iluminação pública em mãos privadas vai muito além do que só trocar lâmpadas
Em apenas uma semana de lançamento, a proposta de Parceria Pública Privada (PPP) para iluminação pública da capital rondoniense já atraiu a atenção de mais de 30 interessados do país inteiro. Todo processo deverá ocorrer nos próximos 180 dias. Os interessados terão 60 dias a partir da data de publicação para solicitar o edital completo junto ao Comitê Gestor das PPPs. Após a manifestação de interesse, as empresas autorizadas terão um prazo de até 120 dias para realizarem o estudo técnico, que inclui a modelagem técnica, econômico-financeira e jurídica para implantação da PPP.
Segundo o prefeito dr Hildon Chaves, o município precisa cuidar mais da saúde, da educação e da boa gestão dos recursos públicos. Serviços como a iluminação pública, segundo ele, podem ser repassados a quem tem expertise no setor, principalmente aos players de mercado, como são chamadas as empresas que lideram o mercado ao qual estão inseridas, desde que “observados o interesse público, a economicidade e, obviamente, as normas técnicas”.
Ao fazer o lançamento do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), na semana passada, etapa que precede a licitação da PPP, dr Hildon deixou claro que diante das dificuldades financeiras para manter o funcionamento da máquina administrativa e os serviços essenciais, dificilmente teria R$ 100 milhões disponíveis para a modernização, ampliação e eficientização do serviço de iluminação pública que é o valor que estima que será necessário investir pelo parceiro privado.
De acordo com dr Hildon, a proposta não trata apenas de substituir lâmpadas incandescentes por tecnologia LED. “Não é só a rua mais iluminada. A proposta traz embutida uma grande inovação. As novas redes poderão, por exemplo, ser compartilhadas com operadoras para oferecer conectividade por meio da banda larga móvel, isso vai nos trazer um ambiente mais seguro e vai melhorar o modo de vivermos na cidade”, observou o prefeito.
O parque de iluminação pública inteligente poderá melhorar ainda a cobertura de telefonia celular e os serviços de vigilância eletrônica, contribuindo, sobretudo, com a segurança das pessoas.
Fonte: Assessoria
Add Comment