Sobrevivemos sempre. “Se não vivemos pelos elogios dos homens, não morremos por suas críticas” (Bill Johnson).
REITOR RECEBEU AVALIADORAS DO CURSO DE ENFERMAGEM
O professor doutor Ari Miguel Teixeira Ott, , reitor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), na última terça-feira, 24, recebeu no seu gabinete, com os professores Adilson Siqueira, chefe de gabinete da Reitoria, Aldrin de Souza Pinheiro, João Juliano Cedaro e Daniela Cavalcante, docentes do curso de Enfermagem, além da diretora de Regulação Acadêmica, Veronica Cordovil, asavaliadoras do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que estiveram efetuando visitação ao curso de Enfermagem , Flávia Regina Souza Ramos, da Universidade Federal de Santa Catarina, e Luzia Fernandes Millão, da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, que vieram efetuar a visita de avaliação in loco para renovação de reconhecimento. Elas expressaram sua satisfação com a acolhida que receberam por parte dos alunos, professores, técnicos e gestores da UNIR. E também disseram de sua satisfação com as palavras do reitor de que um dos objetivos que tem na sua gestão é erguer um prédio para o curso de Enfermagem. Ari Ott manifestou sua satisfação em recepcionar as avaliadoras, pois, em trinta anos de existência do curso de Enfermagem esta é a primeira avaliação in loco que foi realizada.
REVITALIZAÇÃO DO REAL FORTE PRÍNCIPE DA BEIRA
A revitalização do Real Forte Príncipe da Beira, o mais antigo monumento histórico de Rondônia, no município de Costa Marques, no Vale do Guaporé, foi um dos principais assuntos da reunião entre o governador Daniel Pereira, o diretor do Departamento de Patrimônio Material (Depam), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Andrey Rosental, e técnicos do órgão, na quarta-feira (24), em Brasília. Rosental fez uma apresentação do projeto de revitalização e afirmou que no mês de maio o Iphan está programando duas visitas técnicas ao Real Forte da Príncipe Beira e que nessas inspeções terão representantes da Universidade Federal de Rondônia (Unir), da Universidade do Paraná, do Iphan e do governo do Estado. A primeira visita será dia 14. Daniel Pereira se propôs a ser parceiro no projeto. Segundo ele, o Iphan apresentou uma proposta interessantíssima de
revitalizar o forte Príncipe da Beira. “É algo que nós que somos rondonienses queremos que aconteça”, afirmou. O Iphan ainda não montou a planilha de custos da obra, mas, o projeto está estimado em cerca R$ 400 mil e deve ser concluído em 2021, para a celebração do encerramento dos c 50 dias de Romaria, que marcam a festa do Divino Espírito Santo no Vale do Guaporé. O Iphan pretende ainda registrar a festa como Patrimônio Cultural, Imaterial da Humanidade.
HUMÁITA TERÁ FÁBRICA DE CASTANHA DESIDRATADA
O Codam (Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas) aprovou, na última quarta-feira (25), a instalação da fábrica da HumaitaNuts para beneficiamento de castanha desidratada seca, na cidade de Humaitá. É uma iniciativa estratégica para estruturar uma cadeia produtiva neste segmento, conforme afirmou o diretor do Idam (Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Amazonas), Malvino Salvador. O projeto de produção da empresa é um investimento estimado em R$ 2,6 milhões e prevê processos automatizados de beneficiamento da castanha. Para Salvador, essa modernização das etapas de beneficiamento deve agregar valor à cadeia produtiva desse fruto. Para ele, é positivo incentivar o desenvolvimento no interior. “Esse avanço na industrialização da castanha, certamente, ajudará na composição de preço para os extrativistas. É preciso inseri-los no mercado de uma vez por toda”, disse. Malvino avalia também que o extrativismo de açaí é um viés a ser aproveitado e agregar valor:“Fazemos pouco para atrair investidores. Temos que criar apoio de incentivos a essas atividades. Investir no potencial de cada região e agregar valor a cada área de extração” concluiu.
O EXPEDIENTE DE SEGUNDA-FEIRA SERÁ NORMAL
O Governo de Rondônia divulgou que, na segunda-feira, dia 30 de abril, o expediente nos órgãos do governo será normal. Todos os serviços nas repartições das secretarias, autarquias, departamentos e empresas públicas do Governo de Rondônia estarão em pleno funcionamento. Na terça-feira, 1º de maio, feriado, só funcionarão os serviços de urgência e emergência do setor de saúde e nos órgãos de segurança pública. O horário de expediente nos órgãos estaduais é das 7h30 às 13h30, de segunda à sexta-feira.
ABC 2018: IMAGINANDO O FUTURO
Nos dias 8, 9 e 10 de maio a Academia Brasileira de Ciências (ABC)
promove a “Reunião Magna 2018: Imaginando o Futuro”. O encontro anual vai trazer renomados cientistas do Brasil e do exterior para debater os avanços tecnológicos em curso, as perspectivas da ciência para as diversas áreas e seus possíveis impactos na sociedade. O evento tem entrada gratuita e acontece no Museu do Amanhã, Praça Mauá, Centro do Rio de Janeiro. O
coordenador geral desta edição, o acadêmico José Roberto Boisson de Marca ressalta que esta é uma interessante oportunidade para o público conhecer novidades na área da saúde, bioeconomia e tecnologia que podem trazer melhorias na qualidade de vida da população. “Informática quântica, inteligência artificial, interação homens-robôs, realidade virtual e materiais inteligentes são alguns dos temas no campo da tecnologia que vão impulsionar a nossa sociedade e que terão espaço na Reunião Magna 2018″, disse. Confirmados nomes de peso, como a astrônoma Gabriela González; a cientista da computação Jeannette Wing; o engenheiro de computação Jeffrey Dean; o professor do Departamento de Bioengenharia e Robótica da Universidade de Tohoku (Japão) Kazuhiro Kosuge; o cientista polonês Andrzej Jajszczyk; o sociólogo inglêsMichael Savage; a economista italiana Mariana Mazzucatto,; o médico brasileiro Sérgio Pena e o diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Sidarta Ribeiro. Maiores informações e inscrições: http://www.abc.org.br/?Reuniao-Magna-2018.
AUTOR: SÍLVIO PERSIVO – COLUNISTA TEIA DIGITAL
PROFESSOR E ECONOMISTA
Add Comment