Noticias

Hipertensão pode estar associada ao Alzheimer

Está bem documentado que a pressão alta aumenta o risco de doença cardíaca. Agora, uma nova pesquisa sugere que a hipertensão também pode afetar seriamente o seu cérebro – talvez a ponto de desenvolver alguns dos principais marcadores da doença de Alzheimer. A hipertensão arterial ocorre quando a força do sangue que empurra contra o interior dos vasos sanguíneos é muito alta. A pressão alta provoca danos ao estressar o coração e os vasos sanguíneos. Eles têm que trabalhar mais e tornam-se menos eficientes. Com o tempo, esse estresse danifica os delicados tecidos das artérias. Eventualmente, o colesterol LDL (lipoproteína de baixa densidade), às vezes chamado de colesterol ruim, se acumula ao longo de pequenas lacunas nas paredes das artérias. Isso faz com que as artérias se estreitem, uma condição chamada aterosclerose. Isso aumenta a pressão sanguínea. À medida que esse dano aumenta, as artérias se tornam mais estreitas. Isso aumenta ainda mais a pressão arterial, iniciando um processo que pode levar a problemas que vão desde batimentos cardíacos irregulares até ataques cardíacos e derrames.

Nova pesquisa publicada recentemente na revista Neurology agora indica que pessoas mais velhas com pressão arterial média mais alta em comparação com seus pares também são mais propensas a desenvolver emaranhados e placas em seu cérebro. Ambos são marcadores da doença de Alzheimer. Os pesquisadores descobriram que as pessoas que tinham pressão arterial acima da média mostraram mais tecido cerebral morto causado por derrames (bloqueio do fluxo sangüíneo), bem como placas e emaranhados. Emaranhados e placas podem acontecer quando as proteínas que são normalmente produzidas no corpo se quebram em formas tóxicas que afetam os neurônios no cérebro. Embora este estudo não prove que a hipertensão causa Alzheimer, aumentará o risco de demência vascular, o que afeta a capacidade cognitiva em um grande número de pessoas.

Pesquisas recentes sugerem que a hipertensão na meia-idade pode aumentar o risco de demência, especificamente demência vascular, se a pressão alta não for bem controlada com medicamentos anti-hipertensivos. A hipertensão arterial pode causar sérios problemas de saúde, mas há coisas que você pode fazer para reduzir seu risco, como se exercitar, manter um peso saudável, diminuir o consumo de sal e não fumar.

FONTE: ESTADÃO CONTEÚDO

COMPARTILHE

TV FOLHA: Lançado Livro sobre Teorias de Desenvolvimento dos autores Silvio Persivo & Vinícius Dantas Silveira (In Memorian)

ESPAÇO EMPRESARIAL

    PUBLICIDADE

    PUBLICIDADE

    CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

    CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

    COLUNISTAS

    RESENHA POLITICA

    TEIA DIGITAL

    ENTREVISTA

    RONDÔNIA

    AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

    RELIGIÃO

    PUBLICIDADE

    WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com