A CUT (Central Única dos Trabalhadores) realiza nesta terça-feira manifestações em 12 cidades do país contra a aprovação do Projeto de Lei que regulamenta a terceirização em contratos de trabalho. O PL 4330 pode ser votado hoje na Câmara dos Deputados. Para os grupos que se manifestam hoje, o projeto ameaça os direitos trabalhistas.
Em São Paulo, os manifestantes ocupam parte da rua da Consolação, no centro. O grupo se reuniu às 9h na avenida Dr. Eneas de Carvalho Aguiar e seguirá em marcha até a praça da República. Os organizadores esperam reunir 10 mil pessoas.
Além da CUT, também organizam as manifestações militantes da CTB (Central dos Trabalhadores do Brasil), do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra), UNE (União Nacional dos Estudantes), MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens) e CMP (Central de Movimentos Populares).
Há protesto também em Brasília. Na manhã de hoje, manifestantes protestavam em frente ao desembarque do aeroporto Juscelino Kubitschek. Os militantes prometem ocupar o Congresso Nacional a partir das 14h para impedir a aprovação do projeto de lei. Eles também protestam contra outros projetos em tramitação na Casa, em especial o da reforma política. Para a CUT, o projeto de reforma discutido hoje no Congresso não é efetivo, pois mantém o financiamento empresarial de campanhas eleitorais.
Os manifestantes afirmam que os protestos de hoje também são pela defesa da saúde pública, da democracia, dos direitos dos trabalhares, da Petrobras e das reformas política, agrária e da comunicação além de defender o combate à corrupção.
Além de São Paulo e Brasília, estão previstas manifestações em Maceió (AL), Manaus (AM), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Belém (PA), João Pessoa (PB), Curitiba (PR), Recife (PE), Florianópolis (SC) e Aracaju (SE).
Fonte: Exame
Add Comment