Campeão gaúcho optou em não levar a estrela uruguaia Luisito Suárez para Natal e optou por esquema 3-4-3 defensivo inteligente. Jogo da volta é em 27 de abril, na Arena Grêmio.
O Grêmio foi a Natal e venceu o ABC com o Frasqueirão, estádio dos donos da casa, lotado, por 2X0. Renato Portaluppi jogou com o regulamento da competição embaixo do braço e escalou o tricolor gaúcho com uma zaga alta, para anular o jogo aéreo do ABC. Renato teve desfalques, como Everton Galdino no ataque e decidiu nem escalar para o jogo Carballo e Suárez, pelo desgaste que a logística da partida impôs ao time.
Na primeira etapa, o ABC naturalmente exerceu o mando de jogo, agredindo bastante o Grêmio, fechado num trio de zaga. No segundo tempo o time gaúcho aproveitou o cansaço do time potiguar e balançou as redes com Vilassanti e um belo gol de Bitello, do meio da rua. Portaluppi executou esse desenho de jogo, pela primeira vez e deu certo. Na coletiva, o técnico confessou que teve pouco tempo para treinar essa formação, mais fechada. E que acreditou nessa postura, ao analisar os pontos altos do adversário, com muitas bolas alçadas na área.
Para Renato, cada jogo da Copa do Brasil será uma leitura de jogo e o foco maior é vencer fora de casa, para trabalhar o jogo de volta com menos ansiedade. O calendário dos times que disputam a Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil, vão forças as equipes a fazer uso de todo o elenco e as variações de jogo virão nessa esteira.
Renato começou sua carreira de técnico em 1996, no Madureira, no final de carreira de jogador. Pelo Grêmio, atuou de 2009 a 2011, voltando em 2013. Na terceira passagem em 2016, Renato alcançou seu auge, vencendo a Libertadores de 2017, com um timaço que despontavam Luan, Fernandinho e Cícero. No mesmo ciclo, o Grêmio ganhou também a Recopa Sul-americana. Com a eliminação para o Independiente Del Vale na Pré Libertadores de 2021, Renato saiu novamente, para comandar o Flamengo, retornando a Porto Alegre em 2022, no lugar de Roger Machado.
FONTE: LORENA / R7.COM
Add Comment